Ilha do Fogo recebe Congresso de pescadores do Rio São Francisco

Congresso será entre os dias 1 e 3 de abril e deve reunir 500 pescadores. Será elaborada uma carta que será apresentada ao Governo Federal

Do G1 Petrolina

Entre os dias 1 e 3 de abril será realizado o Congresso dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Bacia do Rio São Francisco. O evento será na Ilha do Fogo, que fica entre as cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco e Juazeiro, na Bahia.  Com o tema “Grito do rio e seu povo na busca do bem viver!” serão discutidos assuntos como o aceleramento do processo de morte do Rio São Francisco, o incentivo do governo ao agro e hidronegócio, as barragens, a transposição e a privatização dos corpos d’água.

De acordo com a pescadora e membro da coordenação estadual do movimento dos pescadores, Maria Alice Borges, estão sendo aguardados 500 pescadores pertencentes as delegações dos estados de Minas gerais, Sergipe, Alagoas. “O congresso surgiu da grande necessidade de que os pescadores têm de debater as agressões que o Rio São Francisco está sofrendo. Temos que mostrar a sociedade, o que acontece na extensão do rio, principalmente, em lugares que a água que não é boa para beber”.

Durante as oficinas serão discutidos os seguintes eixos temáticos: ‘Identidade e Territórios Pesqueiros no Rio São Francisco’, Gestão e Sustentabilidade da Pesca Artesanal no RSF’, ‘Vazão Ecológica e os grande Projetos no RSF’, ‘Projeto de revitalização X Revitalização Popular do Velho Chico’, ‘Soberania Alimentar, agroecologia e pesca’ , ‘Garantias de Direitos e acesso a politicas publicas’, ‘MPP: Articulação, Lutas e perspectivas no Rio São Francisco’, ‘Mudanças Climáticas/Impactos e resistências’, ‘Educação Popular e contextualizada para as comunidades pesqueiras artesanais’, ‘​Impactos da Poluição na Saúde das comunidades pesqueiras no RSF’, ‘A força e a luta por direitos das mulheres pescadoras no RSF’, ‘A Juventude da pesca Artesanal no Rio São Francisco’.

No final do evento será elaborada uma carta, que será apresentada em Brasília-DF ao Governo Federal.

Ilha do Fogo (Foto: Reprodução / TV Grande Rio)

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ruben Siqueira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

5 × cinco =