Organizadores querem destacar dificuldades enfrentadas pelos índios. Programação será realizada de 12 a 15 de abril nos campus da Ufopa
Do G1 Santarém
Inicia nesta terça-feira (12) a Semana dos Povos Indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O evento, que segue até sexta-feira (15) no Campus Tapajós, traz o tema “Diversidade Indígena na Ufopa: todos contra o racismo”. O objetivo é promover discussões sobre a diversidade cultural dos povos indígenas e a discriminação sofrida pelos estudantes indígenas dentro das Universidades brasileiras.
Segundo as estudantes, Auricélia Arapiun, do curso de Direito, e Tainara Munduruku, do curso de Gestão Pública da Ufopa, o evento terá um diferencial, pois reunirá os estudantes indígenas da Ufopa, pertencentes às 17 etnias que vivem nas regiões da Calha Norte, do alto, médio e baixo Tapajós.
Nesta terça-feira ocorrerá uma audiência pública com o tema “Racismo Institucional na Universidade”. Dentre as instituições que farão parte da reunião estão: Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MPE); Ouvidoria, Comissão de Ética e Diretoria de Ações Afirmativas da Ufopa; Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).
A programação do evento envolverá rituais, audiências, roda de conversas, oficinas de pintura, artesanato e culinária, além de mesas redondas e apresentações culturais. (Confira a programação completa)
Serviço
O que? Semana dos Povos Indígenas
Quando? 12 a 15 de abril
Onde? Unidades Tapajós e Rondon na Ufopa e praças da cidade
Parabéns pela iniciativa.
Discriminadores: um grupo que aumentará enquanto não houver interesse em prevenção:
http://saudepublicada.sul21.com.br/2016/04/01/discriminadores-um-grupo-que-aumentara-enquanto-nao-houver-interesse-em-prevencao/