Governo mexicano manda 4 mil policiais para atacar Chiapas, Oaxaca e Guerrero

Por Vito Ribeiro, em Mídia Coletiva

O Secretário de Governo mexicano, Osorio Chong autorizou no dia 2 de julho um deslocamento de 4 mil integrantes de forças policiais para atacar professores e comuneros que defendem os bloqueios nas estradas dos estados de Chiapas, Oaxaca e Guerrero contra a “Reforma Educativa” .

Depois de uma série de episódios de intransigência e brutalidade policial nas últimas semanas, tendo comandado uma chacina de 10 mortos, 50 feridos e dezenas de detidos e desaparecidos em Nochixtlan, o governo mexicano parte mais uma vez pra ofensiva armada contra professores e cidadãos que lutam pelo direito a educação pública e digna.

Ainda que Chong não tenha dado hora para executar o desbloqueio das estradas, movimentos preveem que isso pode começar a qualquer momento, e tem mobilizado as organizações locais e meios livres de comunicação para monitorar o avanço do contigente de 4 mil policiais sobre os 3 estados.

Ao longo dessa semana diversos veículos da imprensa internacional denunciaram os ataques do governo mexicano contra professores desarmados, o uso intenso de armas de fogo contra a população, a chacina em Nochixtlan, além de detenções ilegais, perseguições e criminalização de lideranças da CNTE.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ruben Siqueira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dois × 1 =