Indígenas bloqueiam MS-156 por causa de falta de água na reserva

Integrantes de duas aldeias fecharam a rodovia entre Dourados e Itaporã. Após protestos, coordenador do Disei de MS foi exonerado do cargo.

Do G1 MS com informações da TV Morena

Os índios das aldeias Jaguapiru e Bororó fizeram bloqueio na MS-156, entre Dourados e Itaporã, no sul de Mato Grosso do Sul, na manhã desta segunda-feira (25) para protestar contra falta de água na reserva indígena. Além disso, o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (Disei), Lindomar Ferreira, foi exonerado após protestos em Caarapó e Campo Grande.

Por telefone, o novo coordenador do Disei, Edemilson Canale, disse que vai a Dourados na próxima quarta-feira (27) para negociar com os indígenas a instalação de um novo poço para atender às aldeias da cidade.

O bloqueio foi feito com galhos e troncos de árvores, pneus e até fogo às margens da rodovia. Motoristas de carros e ônibus não quiseram ficar parados no bloqueio e voltaram pela contramão. Outros conseguiram fazer um desvio. O congestionamento acabou sendo apenas de caminhões.

Segundo os indígenas, várias reclamações já foram feitas, mas até agora não conseguiram nenhum resultado em relação à falta de água nas aldeias.

Imagem: Reprodução do G1MS

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dois × 4 =