Simpósio “Ruralidades Contemporâneas em Rede” e I Encontro de Estudos Rurais no Extremo Sul da Bahia

A presente proposta visa a aproximação de pesquisadores para a consolidação do Grupo de Pesquisas em Antropologia do Desenvolvimento e Meio Ambiente – BA. Procurando identificar pesquisas sobre o meio rural em andamento na região e abrindo o diálogo com instituições da sociedade civil, do Estado e outras instituições de ensino e pesquisas como a UNEB, o IFBA Eunápolis e IFBA Porto Seguro. Desta forma, o I Encontro de Estudos Rurais do extremo Sul da Bahia pretende iniciar a formação de uma rede de estudos composta não apenas pelos membros do Grupo ADMA Bahia, mas também por outros pesquisadores convidados e atores sociais.

Trata-se de uma discussão atual e contemporânea sobre o mundo rural. Nesta, o território do sul da Bahia é analisado como um ambiente entrecruzado pela tecnologia moderna de comunicação e de produção, nada isolado, sobreposto por uma multiplicidade complexa de diferentes fronteiras econômicas, mas que continua a ser estruturado por dinâmicas culturais que resistem e dialogam com o desenvolvimento através de estratégias próprias.  O papel da antropologia e da ciência social interdisciplinar diante da ruralidade contemporânea se reconstrói junto com o objeto, em parceria com seus atores.

Será apresentado um pequeno histórico do Grupo ADMA – PI, de sua metodologia e dos resultados dos seus trabalhos durante sua atuação no Piauí, com a exposição fotográfica “O Campesinato Piauiense em Dois Momentos” que inclúi a exposição das fotos da etnografia realizada entre 1976-78 no Piauí, intitulada”Terra da Pobreza”, de Maria José Carneiro, CPDA-UFRRJ.

Também será homenageado o CEPEDES – Centro de Pesquisas em Desenvolvimento no Sul da Bahia, que completa 25 anos de atuação em apoio ao Movimento Social na região.

Estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares da UFSB terão oportunidade de apresentar alguns dos trabalhos de pesquisa realizados, que são pertinentes ao tema da SNCT deste ano, através de comunicações orais e de posters, recebendo certificados de participação.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA:

O CAMPESINATO PIAUIENSE EM DOIS MOMENTOS:

“Terra da Pobreza”, de Maria José Carneiro e “Dinâmicas Culturais e Ruralidades Contemporâneas”, de May Waddington, Cinthya Kós e Railane Mattos

2ª  EXPOSIÇÃO CEPEDES 25 ANOS DE ATIVIDADES – Ivonete Gonçalves

EXPOSIÇÃO 10 POSTERS DE ALUNOS

17/10

MANHÃ

08: 30 – ABERTURA: May Waddington: Os estudos Rurais na Contemporaneidade, O GRUPO DE PESQUISAS ADMA – PI e a Formação de um Grupo de Pesquisas na UFSB

9.30 –  IVONETE DE SOUZA: A Expansão da Monocultura do Eucalipto no Extremo Sul da Bahia, Violação de Direitos e Manipulação Ideológica

10:30 –  SUL DA BAHIA – TERRA DE CONFLITOS

(Convidados externos, participando via Webconf)

Debora Lerrer– CPDA/UFRRJ

Lea Lamerinha Malina – USP

Felipe Milanez, UFRB – “A Ousadia do Ambientalismo Popular e a Ecologia Política”

TARDE – 13: 30 -Trabalhos de alunos

Debatedor – Ramon Rafaello

2 trabalhos sobre a Veracel

1 trabalho sobre Rio Buranhém

1 trabalho sobre conflitos indígenas

15:00 Políticas Públicas 

Debatedora – Dra. Lea Santin SAS-Porto Seguro

Juari Bráz Pataxó – Superintendência Indígerna – Comitê Gestor

Cláudia Mirella – IFBA-Eunápolis: Chinelos, Mochilas e Artesanatos: Percepções sobre a Contribuição do Programa Bolsa Família em Comunidades Indígenas do Município de Porto seguro/BA

18:00: Reunião dos participantes do GP Adma para discussão de linhas de pesquisa: preparação da apresentação final para CTC /UFSB.

DIA 18/10

MANHÃ

09:00 Conferência: Aldemir Inácio de Azevedo – Política de Desenvolvimento Territorial

10:00 Mesa Redonda – debatedora: May Waddington

Angela Garcia, UFSB: RUPTURAS E CONTINUIDADES – VALE VERDE

Geraldo: Bralanda

Juenildo Oliveira Farias: (Zuza-MLT)  RESISTÊNCIA NO ACAMPAMENTO BAIXA VERDE –  Projeto de Agroecologia

Cristiano Raykil, IFBA-Porto: TERRITÓRIO COSTA DO DESCOBRIMENTO: Conflitos, Saúde e Violência no Campo

TARDE:

13: 30 Trabalhos dos alunos:

Trabalhos sobre Vale Verde; Plantio de Mamão; o Baianão

15:00 SISTEMAS PRODUTIVOS

Valdemar Santos dos Anjos: Central de Associações

Jean Mauro (SETAF/Bahia Produtiva)

Viviane Ferreira Lage – Ação Tupinambá

Cleonice, Presidente da colônia Z51 – S.C.Cabrália

Paulo César – MST

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

11 − sete =