Nota da CPT: Jean Pierre Leroy presente sempre!

Consternada, a Comissão Pastoral da Terra – CPT lamenta o falecimento de Jean Pierre Leroy, assessor da FASE – Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional e que atuou em tantos espaços de luta e troca de saberes vitais. Francês naturalizado brasileiro, filósofo, ex-sacerdote Oblato de Maria Imaculada, socioambientalista, era, sobretudo, educador popular.

Dele tanto aprendemos, acima de tudo o espírito inquieto, pioneiro, que enxerga longe, desde os pés bem fincados na realidade compartilhada do povo, dos pobres da Amazônia, dos territórios tradicionais e das periferias urbanas, protagonistas da transformação necessária deste mundo adverso a eles e a nós.

Sua atuação na Amazônia, iniciada em 1971, foi inspiradora da criação da CPT nos moldes em que se deu, como pastoral popular inserida no quotidiano de trabalho e luta das comunidades camponesas, determinante de todo seu procedimento, educativo e denunciativo, a conclamar cristãos, igrejas e sociedade ao compromisso com as causas dos povos do campo, das florestas, das águas, da natureza e da vida. Por nós tinha especial carinho e de nós muito respeito, admiração e atenção. A luta socioambiental no Brasil também deve muito a ele, todos somos testemunhas.

Sentimos sua perda, mas gratificados por sua trajetória entre nós, sentimo-nos co-responsáveis por seu legado, como a certeza que nos deixou: “(…) as nossas lutas devem nos fortalecer, pois são eles que têm as soluções e projetos para o amanhã”.

Goiânia, 10 de novembro de 2016.

Coordenação Executiva Nacional da CPT

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezesseis + dezoito =