GO – Primeiro imóvel rural do estado é destinado oficialmente para assentamento de famílias atingidas por barragens

Incra/GO

A fazenda Água Forra, no município de Niquelândia, é o primeiro imóvel rural do estado de Goiás destinado oficialmente a famílias atingidas por barragens. A criação do assentamento pelo Incra foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 22 de dezembro de 2016 e prevê a divisão da propriedade de 1.364 hectares em 62 unidades familiares, sendo os lotes de 13 ou 17 hectares.

De acordo com laudo pericial do Incra, as terras da Água Forra são propícias para o plantio de soja, arroz de “sequeiro”, sorgo e também mandioca. A produção de mel, criação de frango e bovinocultura também são alternativas viáveis, de acordo com o estudo dos técnicos do Instituto. A região em que está a Água Forra tem tradição no consumo de pescados, até porque é próxima à Usina de Serra da Mesa (cerca de 10 quilômetros), e a piscicultura também está indicada no relatório agronômico do Incra.

A localização do imóvel, situado a 20 quilômetros da cidade de Uruaçu e a 60 de Niquelândia – e a pouco mais de um quilômetro da rodovia GO-237, que liga os dois municípios -, favorece o escoamento da produção que será iniciada pelas famílias.

Estrutura
A fazenda está sendo entregue às famílias com cercas, pastos, duas casas de funcionários, uma sede, paiol, cozinha caipira, currais, energia elétrica (na sede), galpões para máquinas e depósito, represas e poço artesiano. O local é servido por dois córregos, cinco represas e quatro nascentes. O abastecimento de água da sede é feito por cisterna e represa.

O Incra e o proprietário inciaram a negociação pelo imóvel no segundo semestre de 2014. Um laudo de vistoria e avaliação publicado em janeiro de 2015 confirmou que a fazenda era produtiva e viável para a implantação de assentamento.

A escritura de compra e venda foi registrada no Cartório de Registro de Imóveis de Niquelândia, no dia 5 de outubro de 2015, após depósito do pagamento pelas benfeitorias no valor de R$ 1.037.652,50 e depois do lançamento dos Títulos da Dívida Agrária (TDA) no valor de R$ 7.453.109,01, pela terra nua.

Imagem: Piscicultura é uma das atividades indicadas para desenvolvimento no assentamento – Foto: Ascom Incra

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dez − 9 =