Prefeito de Bodocó nomeia a irmã de seu vice, presa por racismo, ao cargo de secretária da Igualdade Racial

Por Fernanda Valente, no Justificando

O recém empossado prefeito do município de Bodocó, em Pernambuco, Túlio Alves (DEM), nomeou a irmã de seu vice, Edmilson Brito Alencar, para o cargo de secretária de Assistência Social, da Mulher e da Igualdade Racial do município.

Maria Luiza Brito foi presa por racismo em 2004. Na ocasião, ela ofendeu um soldado da PM (Polícia Militar) e foi detida em flagrante, mas acabou liberada. No caso, denunciado no Blog do Magno, Maria discutiu com um taxista que a havia transportado com mais três pessoas. A confusão se deu devido falta de dinheiro para pagar a corrida e com isso, a Polícia Militar foi acionada.

Ao chegar no local, o policial tentou intervir na discussão. Foi quando, segundo o policial, Maria o ofendeu por ele ser negro.A mulher foi levada para uma unidade carcerária feminina e teria ligado para um amigo que atua na corporação para que fosse liberada.

Segundo informações da imprensa local, Túlio, aos 25 anos, está entre os prefeitos mais jovens de Pernambuco e é o prefeito o mais jovem da história de Bodocó. Ele nomeou o próprio pai, Brivaldo Alves (DEM), para o cargo de secretário de Governo, Planejamento e Articulação Política, e a mãe, Héldna Alves, para ser secretária de Administração e Gestão de Pessoas. Brivaldo, que já exerceu o cargo de prefeito do município entre 1997 e 2000, foi reeleito posteriormente em 2001 e em 2009.

Em resposta às publicações, a prefeitura enviou uma nota, publicada no Blog do Magno. A nota afirma que a posse é de Brivaldo e Héldna é consenso dentro da gestão, “uma vez que, eles são as pessoas mais qualificadas tecnicamente dentro da municipalidade para ocupar tais cargos do Executivo. (…) Com relação à Secretária de Ação Social, Maria Luiza Brito, irmã do vice-prefeito Edmilson Alencar, também possui perfil técnico para assumir a pasta.”

A reportagem do Justificando tentou contato com a prefeitura, mas não obteve resposta.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezoito − cinco =