Atingidos por Belo Monte ocupam sede do Ibama em Altamira

Moradores do bairro alagadiço Independente I reivindicam o reconhecimento como atingidos e a realocação para novas casas

No MAB

Famílias da área alagadiça do bairro Independente I, em Altamira (PA), estão desde as 6h da manhã de ontem (18) ocupando a sede do Ibama no município. Os manifestantes organizados no MAB pautam o reconhecimento como atingidos por Belo Monte e a relocação para novas moradias.

A situação atual de moradia na lagoa é extremamente precária, sem acesso à água de qualidade e tratamento de esgoto, condicionantes da barragem. Agora, com o período chuvoso, a situação ainda é mais delicada, pois as casas estão alagando. Os moradores de lá, mais de 500 famílias, foram levados a ocupar o local devido à alta dos aluguéis na cidade de Altamira causados pela hidrelétrica.

Vários órgãos já deram pareceres favoráveis ao remanejamento das famílias, como o MPF e o Conselho Nacional dos Direitos Humanos. Em dezembro de 2016, o Ibama ordenou que a Norte Energia, dona de Belo Monte, fizesse o cadastramento da famílias. A empresa, no entanto, recorreu da decisão, afirmando que isso geraria falsa expectativa de atendimento.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dez + 1 =