Seu Biu não voltará a Tatuoca

Tania Pacheco

No dia 3 de novembro, postamos aqui um vídeo enviado pelo Fórum Suape, sob o título “Fragmentos de um Ecocídio: Biu“. Ele conta brevemente a história do último morador expulso da Ilha de Tatuoca, Seu Biu. É ele que afirma, no final: “Eu tenho um recado para a Suape, que derrubou minha casa, que derrubou tudo o que eu tinha: eu vou voltar”. 

Esta madrugada, o Fórum Suape enviou a notícia da morte de Seu Biu. Diz a mensagem:

“Neste domingo recebemos a noticia do falecimento do seu Biu, o último morador da Ilha de Tatuoca. Seu Biu resistiu bravamente aos desmandos, à violência e truculência do Complexo Industrial Portuário de Suape. Foi o último morador da ilha. Ele não aceitava sair do lugar que ele sempre viveu. Todavia Suape conseguiu seu intento. Com mais de 50 homens armados, expulsou seu Biu.

Ele nunca se recuperou. Morreu de tristeza e desgosto neste domingo. Nesta segunda feira às 9 horas no Cemitério de Nazaré será enterrado.”

Seu Biu não voltará a Tatuoca, pois. Pelo menos, não como era conhecido pelas pessoas que de diferentes formas o amavam. Mas fica o registro da sua lembrança e do seu testemunho de indignação e de resistência. Ficam as imagens que repetimos abaixo, como um desafio para nós, que continuamos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

4 × quatro =