Foirn
Mais de 50 mulheres participaram da Feira da Mulher organizado pelo Departamento de Mulheres Indígena da FOIRN na manhã deste domingo, 12/03, na maloca, em São Gabriel da Cachoeira.
O evento foi dedicado à mulher indígena do Rio Negro para homenagear o Dia Internacional da Mulher, comemorado oficialmente no dia 8 de março. Na abertura do evento, o diretor Nildo Miguel Fontes, falou da importância do evento para as mulheres indígenas, e da comemoração do dia Internacional da Mulher, destacou também a importância do papel da mulher, especialmente a mulher indígena na sociedade, e também na luta pelos direitos.
A coordenadora do Departamento de mulheres, uma das responsáveis pela organização do evento, lembrou o motivo da data, emocionada, disse, que historicamente as mulheres vem sofrendo discriminação e vários tipos de violência. E afirmou que o objetivo do evento é reafirmar a luta pelos direitos, comemorar as conquistas, e afirmou que as mulheres nunca vão deixar de lutar pelos direitos, de conquistar o espaço que é delas por direito.
As participantes assistiram palestras sobre a Saúde da Mulher Indígena com médica do DSEI – Alto Rio Negro e Empoderamento da Mulher com a produtora Cultural Danielle Nazareno. Nos dois assuntos, as mulheres presentes no evento, tiraram suas dúvidas e fizeram comentários sobre os assuntos.
Teve exibição de vídeos e fotos do acervo da FOIRN de mulheres que participaram do movimento indígena, algumas delas, que foram funcionárias e diretoras da instituição. Foram realizados sorteios de brindes e brincadeiras.
A FOIRN contou com a parceria do Instituto Socioambiental, CR Rio Negro/Funai e DSEI-ARNpara a realização do evento.
Veja mais fotos no perfil do Ray Baniwa (comunicação FOIRN) no facebook nos link abaixo:
Fotos: Post 1
Fotos: Post 2
Fotos: Post 3