PB – Um chamado de Gramame ao mês das águas

por Escola Viva Olho do Tempo

Cuidar da água é cuidar de você! A água, elementar para vida da Terra, elementar para vida do Homem. encontra-se desprovida de zelo e manutenção da humanidade!

Em 22 de março é celebrado o Dia Mundial das Águas. Como parte das ações motivadas pela data, a Escola Viva Olho do Tempo lança as atividades iniciais da Campanha Permanente Rio Gramame quer Viver em Águas Limpas de 2017. A iniciativa busca alertar a população sobre as problemáticas da bacia hidrográfica do Rio Gramame, também consolidar e expandir as conquistas que foram geradas a parti desta luta.

A Campanha Rio Gramame quer viver em Águas limpas nasce em 2002, gerada por demandas dos comunitários e moradores que vivem em volta do rio, e se consolida em 2004, quando a Escola Viva Olho do Tempo desenvolve um trabalho de preservação do Meio Ambiente sistemático com crianças, adolescentes, comunidades, mestres e Griôs dos Saberes Tradicionais do Vale do Gramame. Neste caminhar foi consolidado o Fórum da Agenda 21 do baixo Gramame, em 2006; mais recentemente houve a criação do Fórum Permanente de Proteção ao Rio Gramame, impulsionada pelo Ministério Publico Federal intersetorializado com a participação de diversos órgãos públicos, não públicos e sociedade civil organizada.

A realidade bate na porta: um bilhão de pessoas no mundo carecem de acesso a abastecimento de água suficiente ao consumo diário. Mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso ao abastecimento de água tratada.

Fundamental em todos os processos humanos, a água constitui o elemento principal de todas as células no estado de vida ativa. Existente no globo terrestre, o volume de 1.360 milhões de Km3, dos quais 97,2 % são águas salgadas de oceanos e mares, ou seja, menos de 3% próprio é própria para o consumo. O consumo anual de água no mundo é de 3.240 quilômetros cúbicos, sendo 70% no consumo agrícola (2.268 km3³), 22% no consumo industrial (712,8 Km³) e 8% no consumo doméstico (259,2 km³) . O Brasil consome 59% (683,3 metros cúbicos por segundo – m3/s) na agricultura, 18,6% (215m³/s) na indústria e 22,4% (255,1 m³/s) no abastecimento doméstico.

Alguns dados que você precisa saber:

  • O Brasil tem prejuízo de R$8 bilhões de reais por ano, em decorrência da perda de 7% da água, por vazamentos, roubos, ligações clandestinas e medições incorretas no consumo de água, o que seria o equivalente a distribuir R$266,00 por ano a 30 milhões de cidadãos na linha da pobreza;
  • Mais de 100 Milhões de brasileiros não têm acesso a serviço de coleta de esgoto. Sendo apenas 50,3% da população com acesso a este serviço;
  • 91% dos esgotos gerados nas ocupações irregulares das 89 maiores cidades do Brasil não são coletados;
  • 4 Milhões de habitantes no Brasil não têm acesso a banheiro;
  • O Nordeste do Brasil tem apenas 32,11% do esgoto tratado;
  • Atualmente a bacia hidrográfica do Gramame garante o abastecimento de 60% da região metropolitana de João Pessoa, sendo esse manancial a única fonte de água tratada da região;
  • As águas do rio Gramame garantem a sobrevivência de cerca de um milhão de pessoas;
  • O maior volume das águas do rio Gramame é utilizado no abastecimento da GJP, e na irrigação da cana-de-açúcar;
  • Em vários rios do mundo tem ocorrências das águas se apresentarem muito turvas, com muita lama, areia, matéria orgânica e com pouco oxigênio dissolvido, com risco de serem dizimadas e de afugentar parte da flora e fauna Aquática.

AINDA HÁ TEMPO!

A união entre os povos pode ser fundamental para reversão da situação atual das águas. Sendo educação, mobilização comunitária, comunicação incisiva, parcerias institucionais e comprometimento meios essenciais para a obtenção do êxito nesta causa.

A Olho do Tempo, instituição legítima do Gramame, repercute a voz de sua comunidade por esta causa Transnacional.

No mês das águas, participe; atenda o chamado de Gramame!

ATIVIDADES

06.03.2017 – reunião de produção do Mês das águas – Local: ADULF/PB ás 14h – Proponentes: Olho do Tempo.

11.03.2017 – Vivência Griô em Prol do Rio Gramame – Local: Olho do Tempo e Mituaçu das 09h ás 15hs – Proponentes: Olho do Tempo em parceria com os alunos do curso de Pedagogia e Educação do Campo UFPB. (almoço 15 reais e 1 kg de alimento).

13.03.2017 – reunião de produção do Mês das águas – Local: ADULF/PB ás 18h – Proponentes: Olho do Tempo e Aguaceiras.

18.03.2017 – Trilha EcoGriô em Prol do Rio Gramame – Local: Olho do Tempo ás 08h – Proponentes: Olho do Tempo e CODISMA.

22.03.2017 – Curso Krakatoa – Cidades criativas com a organização Shoot The Shit (O Krakatoa é um curso para quem quer desenhar novos caminhos na construção das relações entre as marcas, pessoas e o mundo.) local e hora (á confirmar)

25.03.2017 – 7° OCUPAÇÃO DO RIO GRAMAME: ENCONTRO DOS RIOS COM MAR. Local: concentração: Praça das Muriçocas e caminhada até o busto de Tamandaré ás 15horas – proponente: Olho do Tempo e parceria com coletivo Rio Gramame quer Viver em Águas limpas.

30.03.2017 – Audiência Pública: Rio Gramame convida os rios para dialogar, com objetivo de discutir as proposituras de compensação e reparação ambiental em prol dos Rios. Local: Câmara Municipal de João Pessoa. Proponente: mandato da Vereadora Sandra Marrocos e Olho do Tempo.

Assine a PETIÇÃO de Tombamento e Regeneração da Bacia Hidrográfica do Rio Gramame AQUI.

TWITTER: https://twitter.com/OlhodoTempo
FLICKR: https://www.flickr.com/photos/130864540@N03/
SITE: http://www.olhodotempo.org.br/
INSTAGRAM: https://instagram.com/chpevot/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

4 × 4 =