Nota de Solidariedade – Falecimento da matriarca Wapichana Maria Madalena Ambrósio “Vovó Madalena”

O Conselho Indígena de Roraima – CIR, em nome dos Tuxauas, Coordenadores Regionais, Mulheres, Jovens e demais lideranças indígenas de Roraima vem prestar solidariedade aos familiares e amigos da matriarca Wapichana, Maria Madalena Ambrósio, 97 anos, que foi a óbito na final da tarde deste domingo, 14 de maio, no Hospital Geral de Roraima (HGR), em Boa Vista/RR.

“Vovó Madalena”, como era conhecida por toda a sua geração é originária da comunidade indígena Tabalascada, Terra Indígena Tabalascada, porém, passou os seus últimos anos de vida na comunidade indígena Malacacheta, na região da Serra da Lua, município de Cantá, ao lado dos filhos e netos.  

Mãe do grande líder indígena Clóvis Ambrósio Wapichana, Vovó Madalena deixa filhos (as), tataranetos, bisnetos, netos e toda uma geração de guerreiros (as) que vêem na sua trajetória de vida, a força e a coragem para continuar a missão deixada por ela. A missão de viver com plenitude o dom da coragem, determinação, luta, alegria e acima de tudo, o dom de amar.  

O velório está sendo realizado na comunidade indígena Tabalascada, a 26 km de Boa Vista e o sepultamento será hoje, às 16 horas, na mesma comunidade.

Que Vovó Madalena descanse em paz e que esta geração construída ao longo de quase meio século possa dar continuidade ao exemplo de alegria, força e coragem, principais fonte de vida que a fizeram chegar até os dias de hoje.

Descanse em paz!

Boa Vista, 15 de maio de 2017.

Conselho Indígena de Roraima – CIR

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezessete + um =