Curso de saúde indígena é lançado pela UNA-SUS

O Fazer da Saúde Indígena” visa ampliar o conhecimento étnico-cultural de profissionais que atuam diretamente na assistência de comunidades indígenas. Inscrições podem ser feitas até o mês de dezembro

Portal Saúde

Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos profissionais sobre a construção das políticas públicas de saúde para os povos indígenas, a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) lançou neste mês o curso “O Fazer da Saúde Indígena”.

Produzido juntamente com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o curso é ofertado por meio da plataforma EAD (Ensino a Distância), e tem o objetivo de analisar os contextos históricos, políticos e sociais, bem como as bases legais e a organização dos serviços de saúde indígena.

A capacitação, que é totalmente gratuita, tem como público alvo todos os trabalhadores da saúde e demais interessados no tema. As inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de dezembro de 2017, pelo site http://www.unasus.gov.br/cursos .

De acordo com a enfermeira e pesquisadora do Projeto Xingu, Fernanda Roder Martinez, embora a área de saúde indígena tenha ganhado expressão política, acadêmica e espaço nas práticas de atenção, nos últimos anos, ainda é desconhecida pela maioria dos profissionais de saúde que não atuam diretamente com o tema.

“As peculiaridades e especificidades advindas da diversidade nos modos de viver dos povos indígenas – do modo como a saúde se produz nestes territórios e das suas relações interculturais com a sociedade e com o Estado – exigem competência e organização específicas dos profissionais e dos serviços de saúde para atender a esta população de forma integral”, explica.

Por ser ofertado online, o curso oportuniza a participação de profissionais dispersos em todo o território nacional, principalmente aqueles que já atuam nas áreas indígenas e de difícil acesso.

CURSO
Com carga horária de 60 horas, os principais temas abordados no curso serão: a História da Política de Saúde Indígena; a organização dos Serviços de Saúde; o modelo de Atenção na Saúde Indígena e o trabalho da saúde em contextos interculturais. Concluídos os estudos e todas as etapas de avaliação, o certificado será disponibilizado em até sete dias.

Para saber mais sobre esse ou outros cursos da UNA-SUS acesse: http://www.unasus.gov.br.

*Com informações da ASCOM/UNA-SUS

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Lara Schneider.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezesseis − 9 =