Seminário de incidência política no Nordeste

Aconteceu no período de 30 de junho a 02 de julho de 2017, no Convento das Irmãs Dorotéias em Olinda Pernambuco, o Seminário de Incidência Política da CNBB – promovido pela Comissão Episcopal para o Serviço, da Caridade, da Justiça e da Paz (Comissão 8) em parceria com a Articulação Nordeste de Pastorais Sociais, CEBs, Organismos, Serviços e Movimentos. O seminário teve como objetivo aprofundar, a partir práticas dos representantes no evento, o fortalecimento da ação política na Grande Região Nordeste, além de estabelecer atividades e estratégias de ação por regionais e também conjuntamente enquanto região Nordeste. O seminário teve a assessoria do Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais (CAIS), nas pessoas do Adriano Martins e do Domenico.

Representantes das mais variadas Pastorais, Movimentos, Organismos, CEBs dos cinco Regionais da CNBB da região Nordeste se fizeram presentes no evento que teve ainda a presença durante todo o evento do Presidente Nacional da Comissão Pastoral da Terra e Bispo de Balsa/MA, Dom Enemésio, além do Frei Dotto assessor na Comissão 8 da CNBB.

O seminário teve três momentos distintos. Um primeiro momento de autoconhecimento entre os participantes (nomes, locais, praticas, expectativas, desafios, sonhos) e a socialização das caminhadas. Um segundo momento provocado pelas assessorias de buscar conhecimento, aferimento e afinação dos instrumentais de luta, desafios do contexto e da própria prática das Entidades presentes; a provocação na busca de uma definição sobre o que realmente é e como fazemos “Incidência Política”. E o terceiro momento de encaminhamentos.

“Incidência Política pode ser considerada um processo socioeducativo participativo, que desenvolve estratégias, ações comunicativas e lutas articuladas de pessoas, grupos e organizações, tendo por objetivos: 1) Favorecer a transformação social em valores, princípios, politicas, estruturas, práticas, ideias e comportamentos e 2) Propiciar proteção e garantia de direitos, principalmente de segmentos populacionais socialmente vulneráveis, da sociedade mais ampla, bem como do meio ambiente e das mais diversas formas de vida do planeta”. A partir desta definição aprofundaram outros conceitos, questionaram as atividades/ações que as Entidades/Instituições desenvolvem.

Por fim, após toda uma reflexão sobre de como fazer incidência, o seu ciclo, discutir caminhos para as mudanças, âmbitos, táticas e conhecimento para fazer incidência. Garantir os princípios e valores como: Credibilidade, Legitimidade, Transparência e Colaboração. O seminário culminou para os encaminhamentos que deveria ser a partir das questões trabalhadas na oficina, quais as propostas para qualificar e tornar mais efetivas as ações de incidência? Quais os desafios? Há desafios / necessidades no campo da formação? Sugestões? Há potencialidade de ações estratégicas de incidência a serem reforçadas / desenvolvidas conjuntamente? Quais? De que forma? Quais os compromissos a serem assumidos? Foram os questionamentos respondido pelos Regionais.

Replicar seminários como este nos Regionais, nas Dioceses; Retomar, reforçar as experiências das escolas de “Fé e Politica” no âmbito de todos os Regionais do Nordeste. Potencializar as realizações das Romarias Populares; Fazer incidência para dentro da própria Igreja; Foram algumas das propostas apresentadas. Quanto às propostas no nível do Nordeste envolvendo todos os Regionais foi sugerido remeter esta reflexão e definições para o encontro nordestino que ocorrerá no período de 12 a 15 de outubro deste ano dentro das atividades da Romaria de Canudos na Bahia.

O Seminário faz parte de uma serie de seminários que a Comissão Episcopal para o Serviço, da Caridade, da Justiça e da Paz (Comissão 8) pretende fazer em todo o Brasil. Serão cerca de 12 seminários. O primeiro ocorreu em Curitiba /PR – Regional Sul 2, no período de 26 a 28 de maio deste ano.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Haroldo Heleno.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

17 − dois =