TV alemã lança [importante!] filme sobre a Volkswagen e a ditadura brasileira; assista

Gabriela Beraldo – Núcleo Memória

A TV Pública alemã lançou esta semana o documentário “Cúmplices – A Volkswagen e a ditadura militar no Brasil”. O filme é baseado na história de Lúcio Bellentani, personagem central no inquérito que corre no Ministério Público Federal sobre a participação da empresa no processo repressivo do regime militar. 

Em 2016, a empresa automobilística contratou o historiador Christopher Kopper, da Universidade de Bielefeld, para investigar seu passado e sua atuação na ditadura civil-militar brasileira. Kopper confirmou a existência de uma “colaboração regular”.

Os documentos apresentados no filme são frutos dos trabalhos iniciados na Comissão Nacional da Verdade, continuados pelo IIEP (Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas) para o Fórum dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Verdade, Justiça e Reparação. Entre os documentos está a denúncia contra o ex-presidente da Volks, entregue ao MPF em 2015 e assinada por centrais sindicais, juristas, militantes, Comissões da Verdade e pelo IIEP.

Os trabalhadores da Volkswagen da época seguem na luta por reparação coletiva e justiça. Outras empresas também podem ser objeto de representação e investigação.

Assista ao filme em português clicando aqui.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quinze + onze =