Povo Tuxi de Abaré (BA) ocupa sede da Sesai em Juazeiro

Por Irpaa

Desde a tarde de hoje (08), uma média de 30 indígenas do Povo Tuxi de Abaré (BA) estão ocupando a sede da Sesai – Secretaria Especial de Saúde Indígena, em Juazeiro, no norte da Bahia. Os/as funcionários/as do órgão se retiraram do espaço e o responsável pela coordenação administrativo da Sesai no município, Sílvio Ribeiro, até o momento não compareceu ao local.

De acordo com o Cacique Lucindo Feliciano dos Santos, em contato por telefone, Sílvio Ribeiro propôs realizar uma reunião fora da ocupação e sugeriu ainda que lideranças de outros povos sejam articuladas para a conversa.

De acordo com o Cacique Lucindo, as principais reivindicações que levaram o Povo Tuxi a organizar essa manifestação é a ausência de representantes do seu Povo no Conselho Regional que faz o controle social das Aldeias do Pólo de Juazeiro, espaço político que, segundo a liderança indígena, o Povo Tuxi deve ter direito a voz e voto. Além disso, eles e elas também reivindicam a transferência de uma Assistente Social do referido órgão, alegando que a mesma tem dificultado a garantia de direitos para a Aldeia Tuxi, inclusive impedindo a chegada de alguns benefícios como escola, poços, aprovação de projetos do governo do estado, conforme informou o Cacique.

Questionado em entrevista sobre as respostas ao Movimento Indígena, Sílvio Ribeiro informou que a administração local da Secretaria não possui autonomia para atender as reivindicações e disse que já informou a coordenação que fica em Salvador (BA), porém até o momento não houve nenhum retorno.

Antes desta ocupação, as/os representantes Tuxis já realizaram manifestações em Salvador, além de uma série de documentos protocolados nos órgãos responsáveis, porém até o momento as reivindicações não foram atendidas. Jovens, adultos e crianças fazem parte da ocupação que acontece por tempo indeterminado, segundo as/os ocupantes.

Fotos: Comunicação Irpaa

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quatro × um =