Altino Machado: Prefeito de Humaitá é suspeito de ter liderado a violenta reação de garimpeiros que incendiaram carros e prédios do Ibama e ICMBio

Infelizmente, este blog falhou. Avisado do caos em Humaitá, foi procurar as notícias sem se dar conta de que, de sua página no Facebook, o jornalista Altino Machado havia noticiado em primeira mão e continuava acompanhando de perto os vergonhosos acontecimentos no sul do Amazonas. Deixamos assim de registrar seu excelente trabalho nos primeiros momentos. Feita essa autocrítica, partilhamos, abaixo, duas notícias por ele divulgadas nas últimas horas, a primeira delas envolvendo inclusive a possível participação do prefeito no episódio.

Antes, porém, chamo atenção especial para seu comentário a respeito de tudo o que vem acontecendo:

“AVISO AOS NAVEGANTES – O país está chocado com a ofensiva criminosa dos garimpeiros que incendiaram prédios e carros do ICMBio, Incra e Ibama em Humaitá (AM). Mas situação pior será quando explodir o caos que envolve toda a região de Lábrea (AM), na confluência do Amazonas, Rondônia e Acre, dominada por grileiros, pistoleiros, traficantes, madeireiros, garimpeiros e foragidos da Justiça. Estou falando de bomba-relógio em terra sem lei”.

Infelizmente, ainda que a área citada por Altino venha liderando as estatísticas de violência e assassinatos nos últimos meses, notícias de outras regiões prenunciam a existência de diferentes bombas-relógio tictaqueando Brasil afora. Até quando? (TP)

***

Altino Machado:

O prefeito Herivaneo Seixas (PROS) é suspeito de ter liderado a violenta reação de garimpeiros e populares que incendiaram carros e prédios do Ibama, ICMBio, Incra e que também tentaram destruir uma base da Marinha no município de Humaitá (AM). O prefeito teria distribuído refrigerantes e bebidas alcoólicas aos manifestantes antes e depois da revolta contra a operação Ouro Fino, desencadeada para combater a extração ilegal de ouro no Rio Madeira, e que resultou na apreensão e destruição de 37 balsas de garimpeiros. Herivaneo Seixas aparece neste vídeo comemorando as ações criminosas com populares. Cópia do vídeo está em poder da Polícia Federal, Exército e Força Nacional.

https://www.facebook.com/altinomachado/videos/10155902423621385/

 

Um servidor do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) conta como ele e outro colega escaparam com oito servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e dez da Força Nacional da reação violenta de populares e garimpeiros de Humaitá (AM). Desde a quarta-feira (25), o Ibama e o ICMBio realizavam, em Humaitá, com apoio da Força Nacional, a operação Ouro Fino, contra a atividade de extração ilegal de ouro no Rio Madeira. Ao todo, 37 balsas de garimpeiros foram apreendidas e queimadas durante a ação. Os garimpeiros reagiram ateando fogo em carros e prédios do Ibama, ICMBio e Incra. Eles também tentaram destruir a base da Marinha.

E ainda, do dia 27, o vídeo abaixo, feito durante incêndio criminoso:
“GARIMPEIROS COMEMORAM – Neste vídeo, garimpeiros comemoram os danos causados pelo fogo que atearam no prédio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/Ibama) em Humaitá (AM).”

https://www.facebook.com/altinomachado/videos/10155899522716385/

Comments (4)

  1. Sim a ilegalidade tem de ser coibida, em qualquer esfera. O governo federal não perdoa um centavo caso ocorra algum erro no preenchimento da minha declaração de ajuste do IR. O prefeito também comete erro gravíssimo se organizou a reação criminosa dos afetados contra o patrimônio, a segurança, a ordem pública, colocando em risco a vida de servidores.
    Somos um país primitivo, é bom repetir. Será que há jeito para esse país? Já não podemos chamar nem os bandidos, nem os ladrões,nem os políticos, todos estão misturados.

  2. Não entendi o comentário acima.
    O Sr defende esta ação dos “garimpeiros”? Eles estão a promover, por acaso, tudo o que o Sr citou? Saúde, segurança, educação, saneamento??? Quanto aos órgãos citados, estão sendo aparelhados por instituições internacionais??? Pelo amor!

  3. Na Amazônia não há serviços públicos. Não há segurança, não há educação, não há saneamento, não há asfalto, não há saúde. Mas não faltam recursos para as operações do Ibama e do ICMBio escoltados por forças paramilitares que recebem recursos da Alemanha e da Noruega. Isso pode né!
    Porque não usam os recursos na educação e na saúde desse povo??
    Esse país de merda se curvando aos interesses internacionais! Vc ai de SP, MG, RJ, etc… não conhece a realidade da AM!!! Cadê a despoluição da bahia de Guanabara no RJ?? Ta no bolso dos corruptos! E vcs jogando lixo e esgoto nos rios como o Tietê!! Isso pode né!!! Fácil esconder ai embaixo do tapete!! Bando de manipulados!!!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezoito − 9 =