Documento final do I Encontro de Educação Escolar Indígena do Rio Negro

FOIRN

Cerca de  100 participantes dos três municípios Santa Isabel, São Gabriel e Barcelos, sendo a maioria professores e lideranças indígenas, se reuniram nos dias 25 a 27 de outubro de 2017, em Santa Izabel do Rio Negro.

Na abertura oficial com a presença das autoridades convidadas, o presidente da Foirn (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro), destacou a importância do evento para o Rio Negro, afirmando que é uma oportunidade de avaliar o que avançou após a pactuação em 2014. “É uma oportunidade de verificar e apontar o que avançou nos três municípios do rio Negro na implementação da política de educação escolar indígena”.

O presidente destacou ainda o papel da federação, que é mobilizar e lutar pelos direitos dos povos indígenas do Rio Negro, entre estes direitos está o direito dos povos indígenas ter uma educação específica, já garantido na legislação, mas, ainda não complemente posta em prática.

Ao longo dos dias do encontro houve apresentações das instituições presentes,  os debatedores promoveram  reflexões e debates importantes para a  avaliação da implementação da política de educação escolar indígena pactuados em 2014.

Os participantes do encontro em Santa Isabel recomendaram que o conjunto de ações  pactuadas se configure em uma iniciativa para o Programa pela Educação Escolar Indígena na Amazônia.

O I encontro de educação escolar indígena no Rio Negro foi realizada pela FOIRN em parceria da  FUNAI, SEMEC/SGC, Prefeitura de Santa Isabel, MEC e IFAM – Campus São Gabriel da Cachoeira.

Os secretários de educação e  prefeitos de São Gabriel da Cachoeira e Barcelos não compareceram no encontro.

Professores de Santa Isabel do Rio Negro apresentam propostas. Foto: Ray Baniwa/Foirn

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dois × 3 =