III Encontro Tocantinense de Agroecologia será realizado na aldeia Cipozal

Por Associação União das Aldeias Apinajé – Pempxà

As condições precárias e a manutenção das estradas vicinais de acesso à aldeia Patizal, não foram resolvidas a tempo e o III Encontro Tocantinense de Agroecologia, não será mais realizado naquela comunidade, conforme ficou decidido.

Entre os dias 05 a 11 de novembro de 2017, após avaliação das condições daquelas estradas, as lideranças Apinajé e parceiros do CIMI, que fazem parte da Comissão Organizadora em comum acordo decidiram que o Encontro será realizado na aldeia Cipozal na data prevista, ou seja, nos dias 23 a 26 de novembro de 2017.

Na semana passada as lideranças Apinajé e membros da Comissão Organizadora do Encontro tentaram uma conversa com prefeito Paulo Gomes de Sousa para solicitar recuperação do trecho mais critico da estrada, mas foram informados que o mesmo estava viajando. Na conversa que tiveram com o Sr. Salomão, secretario de Agricultura do município, o mesmo afirmou que a prioridade no momento são as estradas da região da aldeia São José.

Até o momento o CIMI, COEQTO, MAB, MST, EFA, FETAET, MIQCB, CPT, APA-TO, COOPTER, confirmaram presenças. Além dessas organizações sociais, indigenistas e camponesas, lideranças indígenas representantes dos povos Xerente, Carajá Xambioá e Krahô estão sendo esperadas no III Encontro Tocantinense de Agroecologia.

Os serviços de organização da estrutura na aldeia Cipozal estão em andamento. Acreditamos que até o dia 20/11, tudo estará pronto para receber os mais de 300 participantes do Encontro. O povo Apinajé, está feliz em acolher os amigos e parceiros nesse grande evento.

Aldeia Cipozal, 13 de novembro de 2017.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

sete − dois =