Exposição fotográfica no DF retrata tradição de comunidades quilombolas

‘Banguê’ estreia nesta segunda, no Memorial do Tribunal de Justiça; mostra é composta por 30 fotos que retratam moradores da comunidade Kalunga, em Goiás. Imagens são do fotógrafo e historiador brasiliense, Weverson Paulino

Por Marília Marques, G1 DF

Fotografias que contam, de forma poética, a relação entre moradores de comunidades quilombolas em regiões de Goiás, chegaram a Brasília para a exposição “Banguê” nesta segunda-feira (13). A mostra ficará aberta à visitação do público até o próximo dia 24. A entrada é gratuita.

O fotógrafo, historiador e também remanescente quilombola Weverson Paulino, de 41 anos, é o autor das 30 fotos que compõem a exposição. O termo “banguê” – que dá nome ao projeto – é de origem africana e, no Brasil, ganhou o significado relacionado ao local e à atividade de trabalho. “No começo foi a curiosidade de saber o que era o banguê“, explica. “Eu chegava às comunidades e perguntava: o que tem de banguê? A resposta era sempre relacionada ao local onde se está trabalhando. Faz parte da identidade.”

Esta é a primeira exposição que reúne o trabalho do fotógrafo. Weverson já atua há 15 anos na área e, segundo disse ao G1, também desenvolve atividades de turismo e preservação ecológica na mesma região, próximo a Cavalcante (GO).

A identidade negra, “ancestralidade e territorialidade quilombola” são os principais temas presentes no projeto fotográfico. As tradições religiosas e culturais de um dos últimos quilombos formados no país – Kalunga – também são retratadas na mostra.

O Memorial do Tribunal de Justiça está localizado no décimo andar do Bloco A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas.

Serviço

Exposição fotográfica ‘Banguê’
Quando: 13 a 24 de novembro
Local: Memorial do Tribunal de Justiça (Bloco A, 10º andar, ala A – Fórum de Brasília)
Entrada gratuita

Exposição ‘Banguê’, em cartaz no DF, retata tradições de remanescentes quilombolas (Foto: Weverson Paulino/Arquivo pessoal)

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Alenice Baeta.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezessete − dez =