Vazamento de terminal da Vale deseja rejeitos no mar no Espírito Santo

Diretora-presidente do Iema considera vazamento grave. Poluentes como minério de ferro, calcário e bentonita foram identificados.

Por Manoela Albuquerque, no G1 ES

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) identificou um vazamento de efluentes de um tanque da Vale no terminal de Praia Mole, na Serra, Grande Vitória, na tarde desta sexta-feira (1). Ainda não é possível dizer qual é o tamanho do vazamento, que pode ter impacto no mar e na areia da praia.

O G1 procurou a Vale, que informou que esse lançamento é previsto junto aos órgãos ambientais em situações de chuva extrema.

A diretora-presidente do Iema, Andreia Carvalho, considera o episódio grave. “Até que a empresa comprove a não ocorrência dessa gravidade, nós consideramos grave. Ao nosso ver, há danos, há impacto no mar e há possível impacto na areia”, disse.

Vazamento de poluentes pode impactar mar e areia da praia (Foto: Divulgação / Iema) Vazamento de poluentes pode impactar mar e areia da praia (Foto: Divulgação / Iema)
Vazamento de poluentes pode impactar mar e areia da praia (Foto: Divulgação / Iema)

O vazamento começou por volta das 15h30, e quatro funcionários do Iema foram deslocados até o local. De acordo com Andréia, eles identificaram que os efluentes contêm poluentes como minério de ferro, calcário e bentonita. Eles podem ser provenientes do processo industrial e de drenagem.
“Esses efluentes estão sendo lançados no mar sem o tratamento adequado e isso pode estar ocorrendo por uma possível falha no equipamento de tratamento deles”, explicou a diretora-presidente.

O Iema informou que a Vale pode ser punida com multa e vai receber uma intimação para que promova adequações necessárias para que o vazamento não volte a acontecer. A empresa também terá que apresentar soluções para reparar o dano ambiental causado.

“Ela vai ser punida com rigor. Nós vamos continuar atuando no que for necessário para que a empresa cesse esse dano”, conclui Andreia.

Vale

A empresa informou que esse lançamento de efluentes é previsto junto aos órgãos ambientais em situações de chuva extrema, que o material é inerte e já havia passado pelo sistema de tratamento, sendo lançado por um ponto licenciado pelo órgão ambiental e monitorado constantemente pela Vale.

A empresa disse que comunicou o ocorrido imediatamente ao órgão ambiental e já realizou a coleta do material para análise físico-química. O relatório será encaminhado ao Iema.

“A Vale reforça que adotou todos os procedimentos de controle previstos e que todos os equipamentos do sistema de drenagem estão funcionando normalmente de acordo com o projeto aprovado”, finaliza a nota enviada à impresa.


Iema identificou vazamento de efluentes em terminal da Vale. Vazamento pode ter sido causado por falha no tratamento. Foto: Divulgação / Iema

Vazamento de poluentes da Vale atinge o mar no Espírito Santo. Foto: Iema.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

2 × cinco =