Especial FAMA 2018 Impactos da Mineração: A exploração de urânio na Bahia

Pulsar Brasil

Os riscos de contaminação do meio ambiente e da população relacionados à exploração do urânio estão entre os principais impactos da atividade. A exposição à radiação do mineral pode provocar doenças como o câncer, por exemplo. Em Caetité, cidade a cerca de 640 quilômetros de Salvador, na Bahia, está localizada a única mina de urânio em atividade no Brasil. A consequência desta exploração é o que você descobre nesta reportagem.

A Pulsar Brasil lança a série especial FAMA 2018 – Impactos da Mineração. Ao todo são dez reportagens radiofônicas que abordam os danos socioambientais causados por uma das principais atividades econômicas do país. A tragédia de Mariana, a exploração de minérios na Amazônia, as modificações na paisagem e a destruição do ecossistema em nome do progresso, são alguns dos temas presentes na série.

O Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), que ocorre de 17 a 22 de março deste ano, em Brasília, foi o fio condutor das reportagens. O encontro é um evento de caráter internacional que reúne organizações da sociedade civil e movimentos sociais em defesa da água como direito elementar à vida. O FAMA é um contraponto ao Fórum Mundial da Água, que agrupa grandes corporações interessadas na privatização das fontes naturais e dos serviços públicos de água e saneamento.

Na série especial FAMA 2018 – Impactos da Mineração a Pulsar Brasil mostra o papel da água na extração do minério e o quanto este bem comum é desperdiçado pela indústria. O lado B da atividade econômica que se destaca como uma das principais financiadoras de campanhas eleitorais no país é descortinado, revelando o alto preço que a população brasileira paga pelo desenvolvimento.

Ouça AQUI.

Foto: Lay Amorim /Brumado Notícias.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quatro × 2 =