Porto Alegre: I Seminário Democracia & Direitos Humanos

Por Rodrigo de Medeiros Silva

O Fórum Justiça e o Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais – IPDMS, com o apoio do Mestrado em Direitos Humanos da UniRitter, realizará o “I Seminário Democracia e Direitos Humanos”, que ocorrerá na UniRitter, Rua Orfanotrófio, 555, Alto Teresópolis, Porto Alegre, nos dias 07 e 08 de junho de 2018. 

O evento será aberto a militantes de movimentos sociais e dos direitos humanos, estudantes, profissionais do campo jurídico, acadêmicas/os, cientistas e assistentes sociais e aquelas/es interessadas/os no amplo debate sobre democracia e a conjuntura atual. As inscrições deverão ser feitas pelo site para que seja enviado certificado de participação.

A América Latina e o Brasil vêm passando por mudanças de governos, rupturas institucionais e implantação de políticas restritivas de direitos. Em contrapartida, movimentos populares, minorias políticas, segmentos discriminados, organizações de Direitos Humanos começam a se articular contra retrocessos sociais.  O Seminário é momento de reflexão e debate sobre esta realidade, onde haverá , inclusive, espaços de apresentação de trabalhos nos seguintes eixos temáticos:

Povos e comunidades tradicionais; Gênero e sexualidade; Cidade e Direito; Criminologia crítica; Direito, memória e justiça de transição; Assessoria Jurídica Popular; e Observatório do Sistema de Justiça.

Para submissão dos trabalhos deve-se observar as regras do edital.

Haverá dois painéis também:

Painel I: A democracia necessária para a efetivação dos direitos humanos e os desafios frente às medidas de exceção

Painel II: A realidade dos povos indígenas e quilombolas do Rio Grande do Sul 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

17 + 11 =