Moradores do Vale das Cancelas e comunidades atingidas protestam em Grão Mogol-MG

População reivindica direitos básicos para a comunidade que sofre com os impactos da monocultura

No MAB

Na manhã desta segunda-feira (2), cerca de 250 pessoas, organizadas pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), entre moradores e comunidades atingidas pelas monoculturas de eucalipto, da cidade de Grão Mogol-MG, norte de Minas Gerais, participam da reunião da Câmara de Vereadores para reivindicar pautas estruturais do executivo e legislativo do município.

Entre as demandas dos moradores do distrito de Vale das Cancelas, está a conclusão imediata das obras da creche escolar, que está a cinco anos parados. A creche está em situação precária, existe somente um banheiro para atender alunos e funcionários, além da segurança do prédio.

A população reivindica estruturas necessárias para a comunidade, como iluminação pública nas ruas e cemitério, melhoria das estradas de acesso ao distrito, o que inviabiliza a livre circulação, expondo a população a assaltos e danos aos veículos.

Outro ponto importante é a destinação do esgoto do distrito a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Atualmente, todo o esgoto da comunidade é exposto a céu aberto, o que expõe a população a doenças.

 “Nós reivindicamos aqui hoje nada além do que a Prefeitura de Grão Mogol já devia ter feito. São necessidades básicas que qualquer população tem direito. O distrito de Vale das Cancelas e comunidades do entorno estão abandonadas e nós só sairemos daqui hoje com respostas!”, diz Marly de Almeida, moradora do Vale das Cancelas.

Além do MAB, parceiros como o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Grão Mogol, Comissão Pastoral da Terra, mandatos populares dos deputados estaduais Rogério Correia e Jean Freire e vereadores da oposição.

Seguimos em luta até que a pauta de reunião seja atendida!

Território, água e energia não são mercadorias!!!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

2 × um =