Câmara dos Vereadores de Sevilha, Espanha, aprova Declaração cobrando apuração do assassinato de Marielle e Anderson

Por João Alfredo Telles Melo

Por proposta dos vereadores e vereadoras que fazem parte do Participa Sevilla (“Podemos”), a Câmara Municipal (Ayuntamiento) da cidade aprovou por unanimidade uma Declaração condenando o assassinato de Marielle Franco, se solidarizando com a família, amigxs e o povo brasileiro e cobrando a apuração do caso.

Abaixo, o texto da Declaração, seguida de sua tradução.

***

LUIS ENRIQUE FLORES DOMINGUEZ, SECRETARIO GENERAL DEL EXCMO. AYUNTAMIENTO DE SEVILLA.

C E R T I F I C A: Que el Ayuntamiento Pleno, en sesión celebrada el día cuatro de abril de dos mil dieciocho, aprobó la siguiente PROPUESTA:

“El pasado 14 de marzo se conoció la triste noticia del asesinato de la activista feminista y concejala de Río Janeiro, Marielle Franco. Miles de personas salieron a la calle en Brasil para mostrar su rechazo a una “ejecución política” y se han podido ver manifestaciones de duelo y solidaridad en multitud de países.

Marielle Franco, de 38 años de edad y con una vida por delante, fue tiroteada (13 tiros, de los cuales 4 le alcanzaron en la cabeza) junto a su conductor, Anderson Pedro Gomes, cuando salía de un acto con mujeres negras, en lo que las autoridades han llegado a calificar como “una ejecución”.
Marielle trabajó especialmente por los derechos de las mujeres y por los derechos de la comunidad negra, mayoritaria en Brasil, luchas en las que era considerada un referente.

Socióloga de profesión se relacionó con mujeres de las favelas, de donde ella procedía, a las que ayudaba en su formación y educación para superar desde el empoderamiento la discriminación que sufren. Activista feminista y defensora de los derechos humanos y del ecologismo en su país, ha sido un ejemplo de valentía, lucha y determinación a lo largo de su corta pero intensa vida.

Por todo ello, se somete al Pleno la adopción de los siguientes:

El Ayuntamiento de Sevilla condena enérgicamente este asesinato político contra una representante pública y se solidariza con los familiares y amigos, así como con la ciudad de Río de Janeiro y con el pueblo brasileño. Asimismo esperamos un pronto esclarecimiento de estos hechos que han enturbiado la vida democrática del pueblo brasileño”.

Y para que conste, expide la presente certificación, que visa la Teniente de Alcalde Delegada de Economía, Comercio y Relaciones Institucionales, en funciones de Presidenta del Pleno, por delegación del Sr. Alcalde-Presidente, en virtud de Resolución número 504, de 15 de Junio de 2015, en Sevilla a la fecha indicada a pie de firma.

Tradução:

LUIS ENRIQUE FLORES DOMINGUEZ, SECRETÁRIO-GERAL DA CÂMARA (E PREFEITURA) DA CIDADE DE SEVILHA.

C E R T I F I C A: Que a Câmara Municipal, em sessão realizada em em 4 de abril de 2018, aprovou a seguinte PROPOSTA:

“No último dia 14 de março, tomou-se conhecimento da triste notícia do assassinato da ativista feminista e vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco.

Milhares de pessoas tomaram as ruas no Brasil para mostrar sua rejeição a uma “execução política” e tem havido manifestações de luto e solidariedade em vários países.

Marielle Franco, 38 anos e com toda uma vida pela frente, foi baleada (com 13 tiros, 4 dos quais na cabeça) ao lado de seu motorista, Anderson Pedro Gomes, quando estava saindo de um ato com mulheres negras, naquilo que as autoridades descreveram como “uma execução”.

Marielle trabalhou especialmente pelos direitos das mulheres e da comunidade negra, maioria no Brasil, lutas em que foi considerada uma referência.

Socióloga de profissão, ela se envolveu com mulheres das favelas, de onde veio e a quem ajudou em sua formação e educação a superar pelo empoderamento a discriminação que sofrem. Ativista feminista e defensora dos direitos humanos e do ambientalismo em seu país, foi um exemplo de coragem, luta e determinação ao longo de sua curta, mas intensa vida.

Por todos esses motivos, a adoção do seguinte é submetida ao Plenário:

A Câmara Municipal de Sevilha condena com veemência este assassinato político contra uma representante pública e manifesta sua solidariedade a familiares e amigos, bem como à cidade do Rio de Janeiro e ao povo brasileiro. Também esperamos um pronto esclarecimento desses eventos que obscureceram a vida democrática do povo brasileiro.

E para constar, emite a presente certificação, assinada pela Presidente da Comissão de Economia, Comércio e Relações Institucionais, em funções de Presidente do Plenário, por delegação do Presidente da Câmara, com base na Resolução número 504, de 15 de Junio de 2015, em Sevilha na data indicada ao pé da assinatura.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

sete − 1 =