PE – Encontro Microrregional em Caruaru debate direitos com o mote: Água é vida, não mercadoria!

Por Juliana Bavuso, ASA

Em clima de celebração, ao som de batuques e com muita animação, o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais – MMTR-NE – realizou, nos dias 25 e 26 deste mês, na cidade de Caruaru – PE, o Encontro Microrregional do Programa Um Milhão de Cisternas apoiado pela Fundação Banco do Brasil. Apesar de acompanhar a ASA desde seu nascimento, esta é a primeira vez que o MMTR-NE executa um dos Programas da Articulação.

Para o evento, foram mobilizadas e capacitadas 600 famílias dos municípios de Cumaru, Passira e Frei Miguelino na região do agreste setentrional do estado. No território foram implementadas 600 tecnologias de captação de água de chuva para consumo humano (as cisterna de placas de 16 mil litros), possibilitando o acesso à água de qualidade a cerca de 3.000 pessoas.

Durante o encontro, foi possível conhecer os resultados do P1MC nestes últimos seis meses de trabalho realizado pelo MMTR-NE na região, avaliar as etapas de execução do Programa e conversar sobre as diversas dificuldades vividas nos municípios, que apresentam muitos pontos em comum.

No encontro também foram apontados os desafios futuros para as ações de convivência com o Semiárido na região frente ao cenário de retirada de direitos vivido hoje no país. As participantes e os participantes apontaram a necessidade de seguir resistindo a esses retrocessos especialmente durante o período eleitoral que se aproxima. A afirmação de todas e todos presentes é ser  urgente o envolvimento no processo dessas eleições, apoiando candidatos/as que estão à frente da defesa da democracia e de um projeto que reconheça a autonomia do povo do Semiárido e aponte políticas necessárias para o bem viver na região.

Estiveram presentes, além da equipe técnica e diretoras do MMTR-NE, representantes das Comissões Municipais dos Programas da ASA, compostas por representantes das famílias agricultoras envolvidas no Programa, associações de moradores das comunidades, gestoras e gestores públicos, além dos Sindicatos de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais dos três municípios.

Foto: Herison Soares.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

um + dezoito =