Audiência pública na PGR discute efetivação de direitos e políticas públicas para os povos ciganos

Atividade faz parte da ação coordenada Maio Cigano, desenvolvida pelo Ministério Público Federal

MPF

Como parte das ações de visibilidade para os povos ciganos programadas para o mês de maio, o Ministério Público Federal realiza em Brasília (DF), no dia 28 de maio, audiência pública para discutir implementação de direitos e de políticas públicas voltadas para as populações ciganas no Brasil. O encontro é parte da ação coordenada Maio Cigano, desenvolvida pela Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF (6CCR), e acontece sede da Procuradoria-Geral da República (PGR) em Brasília, a partir das 19h. Aberta a todos os interessados, a audiência terá a participação de lideranças ciganas e representantes de órgãos governamentais e não governamentais envolvidos com a temática.

O encontro pretende colher informações sobre as dificuldades enfrentadas pelos ciganos, conhecer e dar a conhecimento de políticas públicas existentes e traçar estratégias para efetivar os direitos dessa população, buscando, ainda, “articular uma ‘rede de proteção’ aos direitos desta minoria étnica”, segundo o edital de convocação (veja íntegra aqui). Além de ouvir as demandas das comunidades ciganas, a audiência será uma oportunidade para que os órgãos prestem contas do que já foi realizado para a efetivação dos direitos dessas populações.

Serão convidados representantes dos povos ciganos (etnias Calon, Rom e Sinti) e das seguintes instituições: Ministério do Direitos Humanos, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Ministério da Saúde; Ministério da Justiça; Ministério da Segurança Pública; Ministério da Educação; Ministério das Cidades; Ministério do Desenvolvimento Social; Ministério da Justiça; Secretaria do Patrimônio da União; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Defensoria Pública da União; Poder Legislativo Federal (Câmara dos Deputados e Senado Federal); Relatoria Especial da ONU para Minorias Étnicas, entre outras.

O edital de convocação da audiência relembra diversos tipos de preconceito e precarização a que estão sujeitos os povos ciganos do Brasil. “Os povos romani (ciganos) são um grupo étnico, identificados no Brasil como Rom, Sinti e Calon, que sofrem de forma severa os efeitos do racismo que estabelece as bases para atos de discriminação racial e étnica que se manifestam em diferentes esferas da vida”, evidencia o documento. Além disso, o texto elenca as diversas disposições e estudos, nacionais e internacionais, que indicam a importância da proteção dos ciganos e demais minorias étnicas.

Maio Cigano – A audiência pública faz parte da ação coordenada Maio Cigano, que prevê ainda a edição e distribuição de cartilha sobre os direitos dos povos ciganos e os instrumentos para sua efetivação, além da realização de audiências públicas nas unidades do MPF em todo o Brasil e a expedição de recomendações e de nota técnica a respeito do Estatuto do Cigano, projeto de lei de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS), em tramitação. O Maio Cigano integra o calendário do Projeto MPF Cidadão 30 anos. Saiba mais.

SERVIÇO
Maio Cigano
Audiência Pública Implementação dos direitos e políticas públicas voltadas para os povos ciganos em todo o Brasil
Quando: 28 de maio, às 19h
Local: Memorial do MPF (Procuradoria-geral da República, SAF SUL Quadra 4 Brasília-DF)

Íntegra do edital de convocação

Imagem: Acampamento cigano na Paraíba. Imagem: MPF

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezoito − 10 =