MST ocupa fazenda improdutiva de banco estrangeiro em Taubaté

Área possui 300 hectares e está sendo loteada irregularmente

Da Página do MST

Na madrugada desta segunda-feira (21), 70 famílias organizadas no MST ocuparam a Fazenda Santana, localizada no município de Taubaté, região do Vale do Paraíba de São Paulo. A área, que é improdutiva e alvo de especulação imobiliária, possui 300 hectares e, atualmente, pertence ao banco Chines CCB (China Construction Bank).

O MST reivindica a fazenda para Reforma Agrária por se tratar de uma terra que não cumpre sua função social, servindo apenas aos interesses especulativos do capital financeiro. Além disso, a ocupação denuncia a aquisição de terras por empresas estrangeiras, medida que vem sendo incentivada pelo governo golpista de Michel Temer.

Uma pequena parte da fazenda Santana está irregularmente loteada para chácaras de lazer, enquanto o resto se encontra abandonada, com pastagens degradadas, nascentes e cursos d’água assoreados, que são afluentes do Rio Una, principal bacia hidrográfica de Taubaté.

“Se essa área for transformada em condomínios de alto padrão haverá ainda mais impactos ambientais para as águas do Rio Una. Nossa proposta, da Reforma Agrária Popular, busca produzir alimentos saudáveis,  sem venenos,  e preservar o meio ambiente com a agroecologia”, comenta  Daniel Firmino, militante do MST.

Há um mês, as mesmas famílias do acampamento Andréa Guaraciane sofreram uma ação de despejo de outra fazenda improdutiva em Taubaté. Agora, as famílias seguem na luta pela permanência e pela reforma agrária para a criação de um assentamento na Fazenda Santana.

*Editado por Rafael Soriano

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

três × 1 =