MPF: “Interesse Público” revela que rodovia no Rio de Janeiro pode ter destruído sítios arqueológicos

Equipe do programa acompanhou arqueólogos que avaliam danos causados pela construção da Transoeste, no Rio de Janeiro. IP inédito vai ao ar neste domingo (27), às 17h30

O Interesse Público (IP) deste domingo (27) acompanhou uma investigação do Ministério Público Federal (MPF) que revela que os estudos prévios de impactos ambientais na Rodovia Transoeste, na região de Guaratiba, no Rio de Janeiro, foram insuficientes. A obra, inaugurada em 2012, pode ter destruído diversos sítios arqueológicos, segundo o Instituto de Arqueologia Brasileira. Agora, um diagnóstico vai avaliar os danos causados e verificar se ainda existem sítios que não foram registrados.

Em Rondônia, o MPF está preocupado com os rótulos de azeite de oliva. Uma fiscalização encontrou nas prateleiras dos supermercados várias marcas rotuladas como azeite, mas que, na verdade, são compostos de óleos mistos. O IP acompanhou de perto essa ação e mostra como o órgão tem atuado para coibir essa prática.

No quadro MPF Explica, saiba o que fazer com cédulas riscadas ou danificadas. O programa traz, ainda, o alerta feito pelo MPF ao governo brasileiro sobre os riscos da exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas, onde foi descoberta recentemente uma barreira de corais de 50 mil quilômetros quadrados, equivalente ao tamanho do estado do Rio Grande do Norte. 

Outro destaque do programa é a mobilização do MPF para criar um Plano Nacional de Proteção Permanente para defensores de direitos humanos. Nos últimos anos, a violência aumentou e levou o Brasil ao topo do ranking de assassinatos de pessoas que denunciam violações a direitos fundamentais.

E, ainda, uma série de reportagens especiais sobre o trabalho da Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco, em Sergipe. As equipes percorreram mais de 10 cidades no estado com ações de resgate e de preservação. Os esforços vieram acompanhados de importantes descobertas. Na primeira reportagem, um caminho histórico por onde circulava o imperador, a chamada Estrada Real. 

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça aos domingos, às 17h30, com reprises ao longo da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país. Para críticas e sugestões, fale conosco pelo endereço eletrônico: [email protected].

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

18 + 16 =