André Burigo: uso de agrotóxicos no Brasil é descontrolado

Por Vitória Junqueira, do Jornal da USP, na Abrasco

O programa Ambiente É o Meio desta semana traz entrevista com o pesquisador André Burigo, médico veterinário pela Universidade Federal de Pelotas.

Burigo trabalha atualmente no Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde, com os temas Saúde do Campo, Educação do Campo e Conflitos Socioambientais e Impactos na Saúde, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, Rio de Janeiro.

Burigo fala que, desde 2008, a Agência Nacional de Vigilância Sani­tária (Anvisa) alerta para a necessidade de vetar o uso dessas substâncias, mas somente agora a discussão ganhou força.

“A agricultura tem uma história de cerca de 5 mil anos e os agrotóxicos são usados no Brasil há pelo menos 100 anos. O Brasil continua sendo o maior consumidor de agrotóxicos do planeta”, afirma.

Ambiente É o Meio é uma produção da Rádio USP Ribeirão Preto em parceria com professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Programa USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental da USP.

Faça o download do áudio ou ouça AQUI.

Foto: Reprodução TV Globo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

sete + 19 =