Cadeia de lanchonetes prometeu hambúrgueres gratuitos para russas que engravidassem de jogadores que participam do Mundial. Empresa reconhece campanha veiculada em redes sociais como ofensiva
A cadeia de lanchonetes Burger King pediu desculpas por uma polêmica campanha publicitária lançada pela subsidiária da empresa na Rússia, classificada por críticos de sexista e humilhante.
A companhia divulgou um anúncio nas redes sociais prometendo premiar mulheres russas que engravidassem de jogadores participantes da Copa do Mundo com um fornecimento vitalício dos seus sanduíches Whoppers e mais 3 milhões de rublos (177 mil reais).
O prêmio foi oferecido a mulheres que conseguissem os “melhores genes futebolísticos” e “assegurassem o sucesso da seleção russa através de gerações”. O anúncio terminava com: “Vá em frente! Nós acreditamos em você!”
A Burger King pediu desculpas pela campanha “ofensiva demais” e retirou o anúncio de suas contas nas redes sociais, mas ele continua circulando na internet.
Em um comunicado enviado à agência de notícias AP nesta quarta-feira (20/06), a Burger King afirmou que a oferta de sua subsidiária russa não representa a marca e os valores da empresa, que está empenhada em assegurar que tal coisa “jamais volte a se repetir”.
Ativistas pelos direitos das mulheres vêm chamando a atenção para campanhas publicitárias na Rússia, que frequentemente são baseadas em estereótipos sexistas, especialmente quando se trata de eventos esportivos como a Copa do Mundo.
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Foto: Campanha por “melhores genes futebolísticos” prometia fornecimento vitalício de hambúrgueres.
Enviada para Combate Racismo Ambiental por Diogo Rocha.