Foirn fortalece aliança com movimento indígena nacional e internacional

IV Congresso da Coica – Coordenação das Organizações Indígenas da Cuenca (Bacia) Amazônica – reuniu 40 povos indígenas do Brasil, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Bolívia, no Amapá

Por FOIRN

Entre os dias 18 e 21 de junho, foi realizado o IV Congresso da Coica, na Universidade Federal do Amapá, em Macapá. Na ocasião, uma série de eventos se juntaram a essa grande celebração dos povos indígenas da Bacia Amazônica: o I Chamado Internacional dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará; II Encontro de Mulheres Indígenas da Bacia Amazônica, IV Cúpula da Amazônia e também a X Assembleia Geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica). Esses eventos promoveram atividades como feiras, palestras, mesas redondas e ações culturais, criando amplo espaço de discussão de temas relevantes para os povos indígenas na atualidade, como mudanças climáticas, demarcação de terras e ampla defesa dos direitos dos povos indígenas.

Outro destaque foi a grande participação das mulheres indígenas no evento, como ressaltou uma das coordenadoras da Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), Angela Kaxuyana, em entrevista dada à Amazônia Real. “Hoje a gente tem uma garantia da participação entre os delegados, de 50% das participações de lideranças indígenas, mas foi uma conquista muito grande das mulheres, que durante muitos anos vinham cavando este espaço para ter uma participação de maneira igualitária aos homens. A gente sempre costuma dizer que não é uma forma de afronta, de disputa com as lideranças homens, é uma forma de realmente garantir a participação igual de soma”, ressalta Angela Kaxuyana.

Rio Negro na Coica

Marivelton Barroso, Baré, presidente da Foirn e a diretora Almerinda Ramos, Tariana, estiveram presentes ao evento, assim como as lideranças Cecília Albuquerque (Associação dos Artesãos Indígenas de São Gabriel da Cachoeira), Maximiliano Correa (Coica/Foirn) e Rosilda Cordeiro (Associação das Mulheres Indígenas da Região de Taracuá). Para o presidente da Foirn, a presença dos povos do Rio Negro no evento foi  para fortalecer a aliança com as organizações indígenas e povos dos países da Bacia Amazônica.

“É fundamental fortalecer o movimento indígena no âmbito nacional e internacional para discutir caminhos e planejamento estratégico de futuro dos povos indígenas voltado ao desenvolvimento sustentável, defesa do território, demarcação continuada das Terras Indígenas no Brasil e titularização dos territórios indígenas em outros países”, destaca Marivelton, o mais jovem presidente da Foirn, com 27 anos.

No Congresso, a Foirn apresentou o histórico de luta dos povos indígenas do Rio Negro pelos direitos, suas conquistas e desafios atuais, contribuindo com sua experiência de 31 anos de atuação para o fortalecimento da aliança dos povos indígenas na América Latina e no mundo. As lideranças destacaram que os povos indígenas da Amazônia podem ter nacionalidades, culturas, tradições e costumes diferentes, mas possuem causas comuns. Os indígenas têm a mesma luta pelos direitos territoriais e desafios como o fortalecimento da autonomia, da economia indígena sustentável, e gestão territorial e ambiental nos territórios demarcados.

Nova diretoria da Coica

Na ocasião também foi eleita a nova coordenação da Coica para os próximos 4 anos, com destaque para o brasileiro Elcio Manchineri, que ocupará o cargo de Coordenador do Território. Veja a diretoria eleita:

Coordenador Geral – José Gregorio Mirabal – Venezuela

Vice-Coordenadora Geral – Tuntiak Katan – Equador

Coordenador do Território – Elcio Manchineri – Brasil

Relações Internacionais – Adolfo Chavez

Direitos Humanos – Michael Garren – Guiana

Educação Ciência e Tecnologia – Abea Cacique – Peru

* O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e a Aliança pelo Clima custearam o deslocamento da delegação do Rio Negro ao evento em Macapá.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dez + 13 =