Marcha das Mulheres Negras leva milhares de pessoas à orla de Copacabana, no Rio

Mote foi a luta contra o racismo e contra a violência. Vereadora Marielle Franco foi homenageada

Por Bruno Albernaz, G1 Rio

Cerca de sete mil pessoas participaram, na manhã deste domingo (29), em Copacabana, Zona Sul do Rio, da quarta edição da Marcha das mulheres Negras. Elas protestavam contra o racismo e a violência.

A concentração aconteceu por volta das 11h, no Posto 4. Pouco antes das 14h, a marcha parou em frente ao Hotel Copacabana Palace, onde ativistas discursavam e gritavam palavras de ordem contra o racismo.

De acordo com uma das representantes do grupo, a marcha luta pelo direito igualitário das mulheres dentro da sociedade.

“Já passou do momento de virarmos a página dessa história. Desde a abolição da escravatura nós estamos lutando para alcançar o espaço dentro dessa sociedade. Nós estamos aqui não só pra falar da mulher negra. Estamos aqui para falar de todas as mulheres”, destacou a professora Maria Helena Martins, de 57 anos.

Marielle Franco foi homenageada por oito mulheres negras que carregavam, em silêncio, a foto da vereadora morta em atentado em março.

“A importância dessa marcha é total. Sair da casinha e tomar todos os espaços. A sociedade só abre espaço para o negro quando se trata apenas de futebol e pagode. Nós somos capazes e competentes em todos os âmbitos”, destacou cantora Margarete Mendes.

Quarta Marcha das Mulheres Negras em Copacabana, no Rio de Janeiro, protesta contra a violência que atinge as mulheres negras em todo o país. Foto: Tomaz Silva /Agência Brasil

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

17 − 11 =