Intercâmbio entre camponeses e camponesas busca um novo mundo no MT

Por Elvis Marques, da CPT Mato Grosso

Novo Mundo. O nome desse município é muito emblemático, simbólico, representativo e diversos outros sinônimos neste sentido. Sabe o porquê? As comunidades camponesas do Norte do Mato Grosso mostram, neste fim de semana, que um Novo Mundo é possível. Como? Através de um Intercâmbio entre várias pessoas que estão na luta por terra e território livres. Que estão na luta por uma terra sem males.

As 96 famílias do Assentamento Nova Conquista II, situado em Novo Mundo, recebem, neste sábado e domingo, cerca de 350 pessoas dos acampamentos 5 Estrelas, Boa Esperança, Renascer e Irmã Dorothy, PDS Tabapoã, e o Grupo de mulheres da Comunidade Canarinho.

Tudo aqui é feito em mutirão, desde o barracão onde ocorrem as plenárias até toda a alimentação que saciará a fome de Justiça, paz no campo e terra dessas comunidades. Todos os alimentos utilizados neste encontro foram produzidos e doados pelos/as camponeses e camponesas.

E realizar este intercâmbio no Assentamento Nova Conquista II é, novamente, muito emblemático, pois, assim como em diversas outras áreas, as famílias desta localidade vivem um verdadeiro imbróglio judicial. Receber essas centenas de pessoas neste lugar é uma forma de trocar forças e energias. É cada um e cada uma se fortalecer.

Essas comunidades são acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) Regional Mato Grosso.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

vinte − 19 =