Suprema Corte do Peru anula indulto a ex-ditador Alberto Fujimori

Juiz Hugo Nuñez Julca expediu ordens de ‘busca e captura’ do ex-ditador, para que ele seja levado ‘ao estabelecimento penitenciário designado’

Da Redação Opera Mundi

A Suprema Corte do Peru anulou nesta quarta-feira (03/10) o indulto humanitário ao ex-ditador Alberto Fujimori dado em dezembro de 2017 pelo então presidente Pedro Paulo Kuczynski (2016-2018).

A decisão foi tomada pelo Juizado de Investigação Preparatória. O juiz Hugo Nuñez Julca expediu as ordens de “busca e captura” do ex-ditador e determinou que ele seja levado “ao estabelecimento penitenciário designado pela autoridade penitenciária”.

A resolução do tribunal acatou um pedido de cancelamento do indulto que foi apresentado por familiares das vítimas dos massacres de La Cantuta e Barrios Altos, ambos ordenados por Fujimori durante seu governo.

Fujimori tem 79 anos e governou o Peru entre 1990 e 2000. Em 2009, o ex-ditador foi condenado a 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade pelos massacres.

Porém, em dezembro de 2017, Kuczynski concedeu um indulto humanitário a Fujimori, que agradeceu e pediu “perdão” aos que se “decepcionaram” com seu governo. Na época, o então presidente enfrentava o primeiro pedido de impeachment, que foi rejeitado pelo parlamento. Em março de 2018, deixou o cargo após a aprovação de um segundo pedido.

À época, o ex-ditador estava preso na penitenciária de Barbadillo e havia sido transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo com um quadro de hipotensão e arritmia.

A medida gerou protestos pelo país. Os peruanos gritavam frases como “Não tem perdão” para o ex-presidente e carregavam fotos das vítimas da ditadura comandada por ele. Houve momentos de tensão durante as manifestações, com a polícia disparando gás e balas de borracha contra as pessoas.

Imagem: O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori — Foto: Mariana Bazo / Reuters

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

cinco + 11 =