Evento será realizado na próxima terça-feira (16), em Barcarena
Ministério Público Federal no Pará
A força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) para a investigação das denúncias de vazamentos na refinaria de alumina Hydro Alunorte anunciou nova audiência pública em Barcarena para discutir o tema com a comunidade local.
O evento está programado para a próxima terça-feira (16), das 9 às 13 horas, na igreja da Assembleia de Deus, em frente à Praça de Alimentação, no bairro Vila dos Cabanos.
O objetivo do Ministério Público é informar sobre a atuação das instituições e sobre o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 5 de setembro entre o MPPA, o MPF, o Estado do Pará e Hydro Alunorte para avaliação e redução dos impactos socioambientais e para a garantia da segurança do processo produtivo da empresa.
Na audiência pública, a força-tarefa do MPF e do MPPA também pretende colher críticas e sugestões destinadas a aprimorar a atuação do Ministério Público no caso, em especial sobre o acompanhamento da execução do TAC e sobre a formação do Comitê de Acompanhamento.
No evento, será permitido o ingresso de, no máximo, mil pessoas, observada a capacidade do espaço.
Esse é o mais recente de uma série de eventos – entre audiências públicas e reuniões – convocados pela força-tarefa do MP para ouvir a comunidade.
Íntegra do edital de convocação da audiência pública
—
Imagem: Cidade no nordeste do Pará enfrenta contaminação provocada por vazamento de rejeitos de barragem da mineradora Hydro – Foto: Ascom/Semas.