Vídeo: O que é racismo ambiental? por Letícia Giannella

Por Daniele Bragança, em O Eco

Os direitos das populações em ter um ambiente limpo e equilibrado são negados dependendo qual a posição dessa população na pirâmide social. Uma indústria potencialmente poluente provavelmente não conseguiria se instalar nos bairros mais ricos da cidade, mesmo que o local seja pouco povoado, mas o mesmo não ocorre quando se trata de partes mais pobres e afastadas, mesmo que densamente povoados.

Os danos causados pela exploração desenfreada da natureza são distribuídos desigualmente pelo território e atingem, principalmente, populações vulneráveis, a saber, a população negra, indígena e/ou tradicional. A percepção deste fenômeno cunhou o conceito de racismo ambiental.

“O dano ambiental é distribuído de maneira desigual. Sempre há populações que vão sofrer mais com os danos ambientais do que outras”, explica a geógrafa Letícia Giannella, pesquisadora e professora da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE).

Racismo ambiental é o tema do 42º vídeo da série Pense Verde. Assista:

Assista:

Índios do Xingu protestam em Brasília contra enchimento do reservatório da usina de Belo Monte. Foto: Marcello Casal jr/ Agência Brasil/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

8 + sete =