Prefeitura de Barcelona repudia discurso de ódio de Bolsonaro: “ninguém solta a mão de ninguém”

No Sul 21

A Prefeitura de Barcelona divulgou, dia 14 de novembro, uma nota oficial condenando o discurso de ódio e violência de Jair Bolsonaro, presidente eleito no Brasil. A nota repudia as atitudes machistas, racistas e autoritárias de Bolsonaro e exige a proteção e o cumprimento estrito dos direitos previstos na Constituição de 1988. Além disso, expressa o apoio da cidade de Barcelona a todos os cidadãos e cidadãs do Brasil que estão mobilizados contra esse discurso de ódio.

As autoridades da prefeitura de Barcelona manifestam ainda “profunda preocupação pela nomeação do juiz Sérgio Moro como ministro da Justiça, defende o envio de uma missão internacional de observadores para avaliar a independência do Judiciário brasileiro e a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conforme habeas corpus concedido pelo juiz Rogério Favretto, do Tribunal Regional Federal da 4a. Região, de Porto Alegre.

A nota repudia ainda as ideias do movimento Escola Sem Partido, a criminalização dos movimentos sociais e exige a proteção dos direitos dos povos originários e quilombolas. Em vídeo, o vice-prefeito de Barcelona, Gerardo Pisarello, manifesta preocupação com o triunfo de Bolsonaro no Brasil, bem como com o triunfo de Tramp nos Estados Unidos e com o crescimento da extrema-direita em toda a Europa. Sobre Bolsonaro, ele afirma:

“O seu discurso escandalosamente autoritário, homofóbico, classista, machista e racista não vai nos calar. Nós não esquecemos o assassinato de Marielle Franco e os movimentos sociais que lutam há anos pela liberdade e pela dignidade no Brasil. Por isso, a Prefeitura de Barcelona aprovou uma declaração institucional que condena o discurso de ódio do presidente eleito do Brasil e se compromete com a defesa dos direitos humanos neste país irmão e exige a libertação imediata do ex-presidente Lula, condenado em um processo marcado por enormes irregularidades”.

A declaração da Prefeitura de Barcelona também envia uma mensagem a todos os ativistas, acadêmicos e integrantes de movimentos sociais, populares e sindicais do Brasil que estão sendo perseguidos no Brasil pela extrema-direita: “ vocês não estão sós, Barcelona está do seu lado. É preciso dizer alto e forte: ninguém solta a mão de ninguém. Mandamos um abraço bem forte desde Barcelona, com o Brasil sempre na cabeça e no coração”.

Prefeita de Barcelona, Ada Colau, e vice-prefeito Gerardo Pisarello. Reprodução Facebook

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

5 × 4 =