Ng’endo Mukii, cineasta queniana da animação “Retrato de Marielle”, estará dia 8 no Museu da Maré

Neste sábado, 08, às 10 horas, a cineasta queniana Ng’endo Mukii irá mostrar e falar de seu trabalho no Museu da Maré. Ng’endo trabalha com questões de ideais de beleza branco e suas implicações para as mulheres africanas e na diáspora. Também coordenou a animação “Retrato de Marielle Franco”, produzida em Nairóbi com art-ivistas e facilitada pela Rede eVoices. Agora, está produzindo em Salvador uma animação com jovens artistas baianos sobre a queniana Wangari Maathai, ativista do meio ambiente, feminista e vencedora do prêmio Nobel.
Vencedora de diversos prêmios e autora de curtas como “Yellow Fever” e “This Migrant Business” e de séries fotográficas como “The Travelogues” and “Untitled Labour”, nessa conversa Ng’endo irá abordar os efeitos dos ideais de beleza no que diz respeito a tons de pele e discutir políticas raciais e a representação histórica do “outro” na mídia.

No evento, além de vermos alguns dos curtas de Ng’endo, que mesclam várias linguagens como animação e fotografia, poderemos visitar a instalação Retrato de Marielle, que foi montada no Museu da Maré, utilizando o material que deu origem à animação (são mais de 700 imagens).

Enfim, uma oportunidade para quem tem interesse em audiovisual, cinema, animação, arte e questões ligadas às mulheres negras na diáspora.

Inscreva-se AQUI para ter certificado.

Mais detalhes AQUI.

 

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Kelly Regina.

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

5 × 4 =