O Amanhã é Hoje (2018) – Filme completo

Por História do Cinema Brasileiro

Documentário que constata que os impactos do clima já alcançaram todos os brasileiros, estejam na cidade, no campo ou na floresta. Nada nem ninguém escapa. Gente de todos os cantos do Brasil, nossas cidades e florestas. A economia, a saúde e nossos sonhos de futuro. 

Seis brasileiros, de cinco estados, contam como as mudanças climáticas impactaram suas vidas. A jovem indígena que tornou-se brigadista voluntária depois de um incêndio florestal sem precedentes; a pequena agricultora que enfrentou seis anos de seca; a comunidade caiçara centenária obrigada a mudar de território em razão da força do mar; o comerciante que viu seu negócio ser destruído pelas chuvas e deslizamentos que ceifaram centenas de vidas no Rio de Janeiro; o produtor de ostras penalizado pelo aumento da temperatura do mar; a mulher que perdeu dois carros, em uma cidade litorânea, para as ressacas que avançam na costa brasileira.

A crise do clima vai piorar. A temperatura do planeta pode aumentar 1,5°C já nos próximos trinta anos, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Uma das consequências do aquecimento global é justamente a mudança climática. Se a temperatura aumentar mais, os impactos no meio ambiente, na economia e na vida da sua família serão devastadores, disseram os melhores especialistas em clima do Brasil entrevistados para o documentário.

O Brasil é um dos 18 países que mais perdem dinheiro com as mudanças climáticas, mostrou um relatório recente da ONG alemã Germanwatch. Para reduzir esses impactos, precisamos barrar o desmatamento das florestas.

Sete organizações da sociedade civil uniram esforços para tirar da invisibilidade as histórias dos afetados pelas mudanças climáticas. São elas: Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Artigo 19, Conectas Direitos Humanos, Engajamundo, Greenpeace, Instituto Alana e Instituto Socioambiental. A pedido delas, estudiosos do clima produziram dois documentos técnicos inéditos que apontam os riscos iminentes para as pessoas e para o planeta: Mudanças climáticas, impactos e cenários para a Amazônia e A Amazônia precisa de uma economia do conhecimento da natureza.

Foto: http://www.atlasdasaude.pt

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

um + dezessete =