Tribunal de Justiça do Distrito Federal proíbe “Bolsomito 2K18” por incitar opressão, preconceito e violência

Por Renato Santino, no Olhar Digital

O caso do polêmico jogo “Bolsomito 2k18”, publicado no Steam durante a época das eleições, ganhou um novo capítulo. O MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) conseguiu uma decisão favorável na Justiça relativo ao pedido de suspensão da venda e distribuição do game por parte da Valve, companhia responsável pela loja.

O MPDFT havia sido derrotado na primeira instância, quando havia pedido urgência na suspensão da distribuição do jogo. O órgão decidiu recorrer contra a decisão e obteve uma vitória em decisão do desembargador Álvaro Ciarlini, da 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Em sua decisão, o desembargador justifica que “verifica-se que o conteúdo manifestado, de forma expressa e impactante pelo jogo eletrônico em questão, promove desvalores como a discriminação racial, bem como a opressão, o preconceito e a violência, inclusive a prática de homicídio e a intolerância. Esses desvalores convergem para a afirmação da desigualdade política e jurídica”, diz o texto.

Após a primeira solicitação de remoção de jogo, o MPDFT diz que a empresa responsável, chamada de BS Studios, chegou a trocar o nome do game e alterar a sua URL, o que foi visto pelo órgão como um “claro intuito de dificultar a ação das autoridades brasileiras”.

O jogo

Lançado no dia 5 de outubro, dois dias antes do primeiro turno, o “Bolsomito 2K18” coloca o agora presidente eleito Jair Bolsonaro em luta corporal contra grupos opositores. Entre os alvos, estão pessoas negras, população LGBT, eleitores do Partido dos Trabalhadores (PT), integrantes do MST e outros. No trailer, há inclusive uma cena que insinua que o protagonista atropela e mata seus adversários com um caminhão.

No Steam, o título era descrito como “politicamente incorreto” e objetivo do jogador era derrotar “os males do comunismo”. Nas imagens de divulgação, há referências a polêmicas da carreira do presidente eleito. “Esteja preparado para enfrentar os mais diferentes tipos de inimigos que pretendem instaurar uma ditadura ideológica criminosa no país”, descreve os desenvolvedores.

Embora tivesse classificação “Muito positiva” na Steam, o “Bolsomito 2K18” não foi tão bem recebido nas redes sociais. Desde o lançamento do jogo, ele se tornou alvo de várias campanhas para tentar retirar título do ar, alegando apologia a discursos de ódio.

Destaque: Imagem capturada de vídeo

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

2 × 2 =