“Por que a ferrovia não está sobre a fazenda dos invasores do território?”

Combate Racismo Ambiental

A campanha Interfaces do Racismo -composta por quatro mini-documentários de até 10 minutos divididos nos eixos racismo institucional, racismo estrutural, racismo ambiental e racismo religioso- foi lançada no final de novembro pela Defensoria Pública da União, mas com uma divulgação tão tímida que somente hoje tomamos conhecimento dela. 

De acordo com a Defensoria, seu foco era na educação em direitos, e seu principal objetivo, “reforçar a mensagem de que o racismo não é só um comportamento, mas um processo histórico e político”. Diz ainda o informe no site da DPU:

“A campanha está em consonância com os objetivos convencionados na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que proclamou o período entre 2015 e 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes (resolução 68/237), em consideração à necessidade de se reforçar a cooperação nacional, regional e internacional em relação ao pleno aproveitamento dos direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos de pessoas afrodescendentes, bem como sua participação plena e igualitária em todos os aspectos da sociedade.”

Lastimável que um material tão importante, principalmente para o momento atual, tenha sido tão pouco divulgado. Por isso mesmo, opto por socializá-lo, considerando inclusive sua intemporalidade.

Abaixo, os vídeos sobre Racismo Ambiental e Racismo Religioso. Os demais podem ser visto AQUI.

Campanha Interfaces do Racismo – Racismo Ambiental

A Defensoria Pública da União (DPU) lança, nesta terça-feira (4), mais um vídeo da campanha Interfaces do Racismo, como parte das ações em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.No terceiro episódio da série, são abordadas questões sobre o Racismo Ambiental.A campanha Interfaces do Racismo é composta por quatro mini-documentários de até 10 minutos divididos em quatro eixos: racismo institucional, racismo estrutural, racismo ambiental e racismo religioso. A divulgação dos vídeos é semanal.Este vídeo é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais e foi produzido pela Assessoria de Comunicação da #DPU.

Publicado por Defensoria Pública da União – DPU em Terça-feira, 4 de dezembro de 2018

*

Racismo Religiso

A Defensoria Pública da União (DPU) lança, nesta quarta-feira (12), mais um vídeo da campanha Interfaces do Racismo, como parte das ações em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.No quarto episódio da série, são abordadas questões sobre o Racismo Religioso.A campanha Interfaces do Racismo é composta por quatro mini-documentários de até 10 minutos divididos em quatro eixos: racismo institucional, racismo estrutural, racismo ambiental e racismo religioso. A divulgação dos vídeos é semanal.Este vídeo é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais e foi produzido pela Assessoria de Comunicação da #DPU.

Publicado por Defensoria Pública da União – DPU em Quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Imagem capturada de vídeo. A legenda correta seria “ele está sobreposto”…

Deixe uma resposta

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

5 × 3 =