Barragem da Vale se rompe em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte

No G1

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu nesta sexta-feira (25), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram mobilizados para a chamada.

A Vale informou que o rompimento ocorreu no início da tarde de hoje, na Mina Feijão. As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local, segundo a mineradora.

“A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”, disse.

De acordo com a Defesa Civil, os moradores que moram na parte mais baixa da cidade serão retirados das casas.

Os militares e os agentes foram acionados e estão indo até uma região do Córrego do Feijão.

Às 13h20, o Corpo de Bombeiros confirmou o rompimento.

Fotos de populares divulgadas pelo Corpo de Bombeiros mostram a lama. Nas redes sociais, a prefeitura da cidade publicou um alerta para que a população não fique perto do leito Rio Paraopeba.

A informação do chamado dos bombeiros dá conta de que trata-se possivelmente de uma barragem de rejeitos e que haveria vítimas.

O helicóptero do Corpo de Bombeiros está sobrevoando o local.

A Defesa Civil Estadual confirma o rompimento, mas ainda não sabe em que local exatamente. Os técnicos estão se deslocando de helicóptero.

O Insituto Inhotim, que fica em Brumadinho, informou que, por precaução, está retirando funcionários e visitantes do local.

A reportagem está em atualização.

***

Vídeos disponibilizados pela Rádio Itatiaia:

Foto: redes sociais

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

13 + quinze =