Educação Socioambiental na Cidade de Deus: Conheça a Eco Rede do Alfazendo #RedeFavelaSustentável

por Shawn Provost, em RioOnWatch

Como você trabalha para criar uma sociedade sustentável em uma comunidade afetada pela falta de serviços públicos básicos, falta de investimentos na educação pública, e violência?

Durante quase toda sua vida, Iara Oliveira—uma educadora e líder comunitária na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro—tem abordado essa questão. Desde sua introdução ao ativismo aos 14 anos, Iara se mobiliza e luta ao lado de outros moradores da Cidade de Deus para garantir direitos que têm sido negados à comunidade devido ao quase completo abandono do governo e a falta de prestação de serviços públicos básicos. Foram essas lutas por acesso à água, eletricidade e coleta de lixo que prepararam Iara para co-fundar e lançar o Alfazendo, uma organização comunitária sem fins lucrativos na Cidade de Deus que foca em criar e aprimorar oportunidades educacionais para jovens e adultos na comunidade. 

Alfazendo começou em 1998 oferecendo aulas de alfabetização e preparatório para o vestibular para negros e pessoas de baixa renda da comunidade. Com base em sua experiência de anos de envolvimento em movimentos sociais e seu conhecimento íntimo da Cidade de Deus, Iara e os instrutores do Alfazendo desenvolveram um currículo e metodologias de ensino que são específicos às necessidades da comunidade, mas flexíveis o suficiente para serem adaptados aos diversos grupos de alunos que se inscrevem a cada ano. 

Um elemento importante do Alfazendo é a Eco Rede, um projeto lançado no final de 2010 para complementar o tradicional currículo escolar com cursos que focam em problemas socioambientais. A Eco Rede é formada por uma equipe de estudantes universitários de diversos cursos que trabalham juntos para elaborar aulas e atividades de educação socioambiental em torno de temas que são decididos com a contribuição de educadores locais. Embora os temas mudem anualmente a cada novo grupo de estudantes universitários, Iara enfatiza a importância da continuidade, procurando empregar a cada aula um conhecimento mais profundo das relações entre indivíduos e comunidades com o meio ambiente. Ela diz que quem trabalha com o meio ambiente “tem que entender que o meio ambiente está mudando a cada dia. Porém a nossa ética e valores em relação ao meio ambiente não podem mudar”.

Embora exista há menos de uma década, a Eco Rede do Alfazendo já se tornou parte integral do currículo em 28 escolas locais, alcançando mais de 7000 alunos. Iara atribui o sucesso da Eco Rede em grande parte à abordagem participativa na educação e suas técnicas criativas de ensino que comumente inclui teatro, artes e artesanato. Outra chave para o sucesso é a capacidade de colocar os problemas enfrentados pelos moradores da favela como base do currículo e propor educação ambiental com lições sobre racismo, sexismo e gênero. Enquanto a maioria das escolas nas quais a Eco Rede atua estão localizadas na Cidade de Deus, a iniciativa também tem presença no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Quando a Eco Rede começou a trabalhar na Maré, Iara explica que eles tiveram que colaborar com escolas locais e educadores para reimaginar seus planos de aula. “Quando chegamos na Maré, tivemos que desconstruir nossa metodologia. É um território diferente… e temos que entender que as relações sociais, as limitações de tempo e a vida das pessoas são diferentes”.

Como parte de sua presença nas escolas locais, a Eco Rede construiu e ajuda a manter vários jardins comunitários na Cidade de Deus. Plantar e cuidar desses jardins proporciona aos alunos um trabalho de experiência prática com a natureza e oferece aos educadores uma oportunidade de ensinar sobre os benefícios ambientais e para a saúde que uma dieta rica em frutas e vegetais promove. Expor os alunos a experiências e perspectivas que estão ausentes em sala de aula é um componente crucial da Eco Rede. Nas palavras de Iara, o maior objetivo da Eco Rede é “ampliar a visão desses jovens, para considerarem o lugar em que vivem e refletir sobre suas vidas, de modo que eles tenham a opção de escolher como gostariam de viver”.

Além de seu programa em escolas locais, Alfazendo /Eco Rede também oferece treinamento para catadores de materiais recicláveis para agilizar e formalizar seus trabalhos. Uma das principais melhorias que a Eco Rede apoiou foi a construção de 14 ecopontos na Cidade de Deus. Esses ecopontos são locais designados para que os moradores descartem o lixo reciclável de forma que facilite o trabalho dos catadores, que antes precisavam separar materiais em grandes pilhas de lixo e andar toda a comunidade diariamente procurando pelos materiais descartados. A Eco Rede também fornece materiais educativos para incentivar os moradores a reciclar e pensar mais criticamente sobre suas relações com o lixo que produzem e com os catadores de matérias recicláveis. 

O trabalho duro do Alfazendo e sua Eco Rede na Cidade de Deus tem ajudado a mobilizar os moradores a contribuir com a transformação positiva de sua comunidade e reimaginar o seu potencial. As campanhas educacionais do grupo têm melhorado as relações entre catadores de materiais recicláveis e moradores e têm ajudado milhares de jovens e adultos com seus programas escolares, pré-vestibular e turmas de alfabetização. A longevidade e sucesso do Alfazendo e os inúmeros benefícios que a organização trouxe para a Cidade de Deus são os frutos de um longo processo de construção de relações locais baseadas na cooperação, confiança e participação coletiva. Iara explica que “uma relação social não é como a de um emprego—é uma relação de confiança. É entender qual é o seu papel na sociedade… Eu não sou a professora, eu só facilito o processo educacional. As pessoas só mudam quando sentem que é importante para elas mudarem”. A Eco Rede do Alfazendo continua seu trabalho na Cidade de Deus e na Maré com a esperança de alcançar mais jovens e fazê-los mais conscientes das oportunidades de aprenderem, crescerem e retribuírem às suas comunidades.

*O Eco Rede do Alfazendo é um dos mais de 100 projetos comunitários mapeados pela Comunidades Catalisadoras (ComCat)—a organização que publica o RioOnWatch—como parte do nosso programa paralelo ‘Rede Favela Sustentável‘ lançado em 2017 para reconhecer, apoiar, fortalecer e expandir as qualidades sustentáveis e movimentos comunitários inerentes às favelas do Rio de Janeiro. Siga a Rede Favela Sustentável no Facebook. Leia outros perfis dos projetos da Rede Favela Sustentável aqui.

Iniciativa: Alfazendo / Eco Rede
ContatoFacebook | Email Ano de Fundação: 1998 / 2010
Comunidade: Cidade de Deus (Zona Oeste)
Missão: Educação para uma vida sustentável envolve uma pedagogia centrada na compreensão da vida, uma experiência de aprendizagem no mundo real que supere a nossa.
Eventos Públicos: Eventos organizados pela iniciativa podem ser encontrados na página do Facebook do Alfazendo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quinze + 5 =