Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale realiza coletiva de imprensa no Córrego do Feijão e pede destituição da diretoria da empresa

Coletiva apresentará as observações preliminares da missão realizada pela Articulação em Brumadinho.

Córrego do Feijão, Brumadinho – A Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale realiza, nesta terça-feira (05), uma coletiva de imprensa em Córrego do Feijão para apresentar as observações preliminares de sua missão de solidariedade e documentação realizada no município de Brumadinho, Minas Gerais, após o rompimento da barragem de rejeitos da Vale S.A.. A missão teve início no dia 29 de Janeiro e visitou diversas localidades diretamente atingidas pela catástrofe, conversando com a população, com familiares de vítimas, e também com órgãos públicos envolvidos na prestação direta de assistência às pessoas afetadas. Além de prestar solidariedade e apoio às vítimas deste desastre, a missão teve como objetivo principal a observação e registro da atuação da mineradora nos primeiros dias após o rompimento da barragem, considerando a gravidade das violações a direitos humanos, ambientais, sociais e econômicos.

A coletiva contará com a presença de moradores, representantes de associações comunitárias locais e de organizações que compõem a Articulação em outros Estados onde a Vale opera. Durante a coletiva, a Articulação apresentará aos órgãos de imprensa um documento contendo os pontos críticos da atuação da mineradora após o rompimento da barragem, documentados durante a missão. Na mesma data, a Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale formalizará, por meio de seus acionistas críticos, um pedido ao Conselho de Administração e ao Conselho Fiscal da mineradora demandando a destituição de sua Diretoria Executiva e a convocação imediata de uma Assembleia Geral Extraordinária. Tais medidas são uma decorrência das observações feitas em campo, e refletem a necessidade de ações urgentes para garantir a lisura do processo de investigação criminal em curso, bem como para a implementação, de modo adequado e transparente, de medidas que visem a reparação integral dos graves danos causados pela empresa Vale S.A.. A íntegra dos pedidos direcionados aos Conselhos da mineradora também estará disponível para a imprensa durante a coletiva. Na ocasião, será também lançada a nota oficial do Movimento pelas Águas e Serras da Casa Branca – Brumadinho que atua no enfrentamento a este complexo minerário da Vale desde 2010.

A missão em Brumadinho é uma decorrência de dez anos de trabalho realizado pela Articulação na denúncia das violações de direitos provocadas pela empresa. Desde 2009, a Articulação congrega diferentes grupos, como sindicalistas, ambientalistas, ONGs, associações de base comunitária, grupos religiosos e acadêmicos do Brasil, Argentina, Chile, Peru, Canadá e Moçambique. Seu objetivo central é contribuir no fortalecimento das comunidades em rede, promovendo estratégias de enfrentamento aos impactos ambientais e às violações de direitos humanos relacionados à indústria extrativa da mineração, sobretudo os vinculados à Vale S.A..

Na semana passada, os acionistas críticos vinculados à Articulação apresentaram à Comissão de Valores Mobiliários um pedido de abertura de inquérito sobre a empresa. A denúncia apontou indícios de manipulação de mercado por ocultamento dos riscos socioambientais dos empreendimentos da empresa. Diversos movimentos sociais de Brumadinho e de Minas Gerais integram a Articulação dos Atingidos pela Vale, e vinham, reiteradamente, apresentando o risco que as barragens de rejeitos da mineradora representavam para as comunidades locais, dentre elas a barragem em Córrego do Feijão, que colapsou há dez dias. As observações preliminares que serão apresentadas também refletem esses anos de atuação e denúncia realizadas perante o poder público e a empresa, com pouca ou nenhuma resposta concreta para a efetiva preservação da vida e do meio-ambiente nas áreas impactadas pela cadeia extrativa de minério.

Serviço

Coletiva de Imprensa da Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale em Córrego do Feijão

Apresentação das observações preliminares de missão em Brumadinho e pedido de destituição da Diretoria da empresa. A coletiva contará com a presença de moradores, representantes de associações comunitárias locais e de organizações que compõem a Articulação em outros Estados onde a Vale opera.

Data: 05 de Fevereiro, terça-feira, às 11 horas.

Local: Córrego do Feijão – Igreja Semear Resgate

Ilustração de Ana Flávia Quintão

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quatro × 4 =