Conselho da Vale decide afastar presidente Fabio Schvartsman

Por Valdo Cruz, no G1

O Conselho de Administração da Vale decidiu afastar o presidente da empresa, Fabio Schvartsman, e mais três diretores. A empresa ainda não fez um anúncio oficial sobre o afastamento, mas a decisão já foi tomada, segundo o blog apurou com integrantes do conselho.

A decisão foi tomada após o Ministério Público e a Polícia Federal darem prazo de dez dias para a Vale decidir se acataria o pedido de afastamento da diretoria da empresa.

Segundo apurou o blog, a decisão sobre Fabio Schvartsman deve ser oficializada na próxima segunda-feira (4). De acordo com um interlocutor dos acionistas da Vale, o diretor-executivo, Eduardo Bartolomeo, deverá ser designado interinamente para o comando da empresa.

Nesta semana, funcionários da Vale que estão presos afirmaram, em depoimento, que diretores da mineradora sabiam de problemas na barragem que rompeu em Brumadinho, incluindo o risco de liquefação e erosão interna – apontados como possíveis causas do acidente.

O afastamento de Schvartsman pode ser anunciado, inicialmente, como “pedido de afastamento”, mas “será na verdade demissão”, disse um interlocutor de acionistas da Vale. Acionistas disseram, ainda, que os diretores não voltam mais.

Tragédia em Brumadinho

Há pouco mais de um mês, uma barragem da mineradora rompeu em Brumadinho (MG), levando uma enxurrada de lama à região.

De acordo com as autoridades locais, já foram confirmadas as mortes de 186 pessoas; outras 122 ainda estão desaparecidas.

Fabio Schvartsman

Antes de assumir o posto na Vale, Schvartsman foi diretor-geral da Klabin e teve passagens pela Duratex, SanAntonio Internacional e Telemar. Na Ultrapar (Grupo Ultra), trabalhou por 22 anos e atuou como sócio-diretor até 2007.

Ele chegou a ser considerado um dos 34 melhores executivos do Brasil pela revista “Forbes”.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Amyra El Khalili.

Crime ambiental e tragédia humana no rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. Foto: Ricardo Stuckert /Fotos Públicas

Deixe uma resposta

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dois + 9 =