Sem Terra sofrem ataques na madrugada na Chapada Diamantina

Na madrugada do dia 26 de abril, o acampamento Olga Benário, em Itaberaba (BA), foi atacado em uma ação covarde por pistoleiros locais. Foram disparados mais de 20 tiros contra as cem famílias do acampamento.

por Coletivo de Comunicação do MST / CPT

O acampamento está localizado aos arredores da fazenda Santa Maria desde terça, quando as famílias deixaram a fazenda para cumprir a ordem de despejo. Segundo relatos, a situação era de completo terror. “Os tiros passavam por cima dos barracos de lona causando medo nas famílias. Foi terrível”, disse um dos acampados.

A plantação dos trabalhadores e trabalhadoras no local ultrapassava mais de 50 hectares de alimentos como feijão, milho, aipim, abóbora, batata doce, quiabo, couve e amendoim. Toda a área foi destruída pelo arrendatário da fazenda.

Esta manhã o MST deu entrada no Ministério Público denunciando as ameaças, além de registrar um Boletim de Ocorrência sobre os ataques. Desde 2014 que o MST vem ocupando a área, onde as famílias têm a oportunidade de produzir alimentos saudáveis e cumprir sua função social segundo a Constituição.

Antes da ocupação, o latifúndio se encontrava improdutivo em posse da empresa Estâncias Balleiro. Havia denúncias sobre desmatamento e caça ilegal dentro da área e acredita-se que os ataques sejam encomendados pelos mesmos proprietários denunciados ao IBAMA em 2015.

“O MST mostra todo seu repúdio e reação com o que está acontecendo, a luta segue firme e não vamos fugir da luta!”, afirmou um dos moradores.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

1 × 1 =