CPT realiza capacitação em elaboração de Projetos Agroecológicos na BR 163 no oeste do Pará

Entre os dias 30 de abril e 03 de maio está sendo realizada na cidade de Itaituba (PA), uma oficina de Elaboração de Projetos Socioambientais, organizada pela equipe da CPT local em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaituba. Cerca de 60 lideranças participam da formação.

Texto e Foto por CPT Prelazia de Itaituba (PA)

A Comissão Pastoral da Terra da prelazia de Itaituba faz parte do comitê gestor do FUNDO DEMA, e, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaituba, organizou a oficina de Elaboração de Projetos  Socioambientais, na cidade de Itaituba, entre os dias 30/04 e 03/05, com a participação de 60 lideranças, que representam associações de mulheres do campo, agricultores familiares, comunidades tradicionais e indígenas, dos municípios do território da BR 163: Itaituba, Rurópolis, Novo Progresso, Trairão e Jacareacanga.

A oficina tem como objetivo, contribuir no processo de capacitação para facilitar o acesso das associações comunitárias à chamada pública “Amazônia Agroecológica” em parceria com o Fundo Amazônia, voltada ao apoio de agricultores familiares, agroextrativistas, indígenas, quilombolas e mulheres da Amazônia. A metodologia utilizada durante a oficina contempla a participação ativa de todas as lideranças presentes, tanto na explanação sobre o conteúdo da Chamada Pública, suas temáticas priorizadas, assim como o exercício prático de elaborar projetos. Ao todo, durante a oficina, foram elaborados cerca de 20 projetos, das mais diferentes ações produtivas de trabalho agroecológico.

Os projetos elaborados, foram construídos a partir dos desafios e realidades socioambientais das comunidades, em busca da construção de um modelo sustentável de economia, fortalecendo e ampliando a comercialização dos produtos produzidos pelas famílias, considerando as práticas agroecológicas.

“A CPT da Prelazia de Itaituba, exerce um papel de articuladora das iniciativas de produção junto aos grupos acompanhados. Nosso papel é contribuir com a qualidade de vida no campo, seja através de iniciativas como estas em parceria com FUNDO DEMA/FUNDO AMAZÔNIA, bem como na luta pela efetivação das políticas públicas para o campo”, diz Elmara Guimarães, da equipe da CPT da Prelazia de Itaituba e do Comitê gestor do FUNDO DEMA.

Deixe uma resposta

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quatro + 10 =