Frente pela Valorização das Universidades Federais é relançada

UFRJ

Conhecer, debater, propor e avaliar projetos de interesse das universidades e do país. Esses são alguns objetivos da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, relançada no fim de abril.

A Frente reúne ações conjuntas de parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, de forma suprapartidária, em prol das universidades federais e do ensino superior público, considerando-o patrimônio brasileiro e ferramenta para o desenvolvimento do país e a superação das desigualdades regionais.

Para o reitor da UFRJ, Roberto Leher, a iniciativa revela a importância das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). “Foi um acontecimento muito significativo pela quantidade de parlamentares envolvidos . Também merece destaque o fato de que estiveram presentes reitores de praticamente todas as universidades federais. Isso mostra uma disposição de trabalho no parlamento por parte não apenas da diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), mas também do conjunto de reitores e reitoras”, afirmou.

“Iniciativas como essa são importantes porque possibilitam um arco de aliança substantivo no Congresso Nacional. Uma iniciativa muito positiva numa conjuntura marcada pela adversidade”, completou Leher.

São objetivos da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais: 
1) Acompanhar ações governamentais e institucionais voltadas às universidades federais;
2) Dar celeridade na liberação de recursos financeiros e orçamentários que visem à implementação de programas e políticas públicas  nesse âmbito;
3) Promover e participar de debates públicos, que tenham como objeto as referidas instituições;
4) Apresentar proposituras junto ao Poder Legislativo da União, bem como valorizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão ;
5) Promover a valorização da atuação social e econômica desempenhadas pelas universidades federais. 

Conheça mais a Frente.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

vinte − quinze =